Powered By Blogger

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Kleybanova bate Dementieva e fatura primeiro WTA

Atual 29ª do ranking da WTA, a russa Alisa Kleybanova conquistou seu primeiro título na carreira. Pela decisão do torneio de Kuala Lumpur, na Malásia, ela derrotou a compatriota Elena Dementieva, por fáceis 6/3 e 6/2. Aos 21 anos, Kleybanova é uma das maiores esperanças da Rússia no tênis feminino, tanto que é comparada ao estilo de jogo da ex-tenista americana, Monica Seles.

Ferrer se vinga de Ferreiro e conquista Acapulco

Reeditando a final do ATP de Buenos Aires, na semana passada, o espanhol David Ferrer conseguiu um desfecho diferente na grande decisão do torneio de Acapulco no México. Se na Argentina ele havia perdido para o compatriota Juan Carlos Ferrero, no evento mexicano não deu chance para o azar e freou o embalo do adversário, que vinha de dois títulos consecutivos e uma série de 14 vitórias. Em uma dura disputa, Ferrer fechou o jogo em dois sets a um, parciais de 6/3, 3/6 e 6/1.




Além de 500 pontos no ranking da ATP, o título em Acapulco renderá um cheque de quase US$ 230 mil a Ferrer. Já Ferreiro, apesar da derrota e a quebra da série invicta, tem muito a comemorar. Ex-Número 1 do ranking mundial deverá aparecer em 13º da tabela, nesta segunda-feira. Agora, os dois que foram grandes adversários nas últimas semanas juntarão forças. Eles serão os representantes da Espanha no duelo contra a Suíça, na Copa Davis. O confronto será realizado na cidade de Logroño.

Venus vira final e conquista o bi em Acapulco

Mesmo jogando contra uma desconhecida na grande final do torneio de Acapulco, no México, a norte-americana Venus Williams precisou suar muito para faturar seu segundo título no aberto mexicano. Contra a jovem eslovaca, Polona Hercog, de apenas 19 anos, a atual número quatro do ranking da WTA virou a partida em dois sets a um, parciais de 2/6, 6/2 e 6/3. Este foi o segundo título consecutivo de Venus na temporada. Na semana passada ela ganhou o torneio de Dubai, nos Emirados Árabes. Na carreira, este foi o 43º troféu.

Djokovic vence mais uma batalha e fatura o bi em Dubai

Como aconteceu durante quase todo o torneio, o sérvio Novak Djokovic precisou superar outra grande batalha para alcançar o bicampeonato do ATP 500 de Dubai, nos Emirados Árabes. Elevando seu nível de jogo nos momentos cruciais da partida, Nole bateu o russo Mikhail Youzhny, na grande decisão. Ele fechou o duelo em dois sets a um, parciais de 7/5, 5/7 e 6/3. Aos 22 anos, Djokovic ergeu seu 16º troféu na carreira. Em 2010, o sérvio tem o retrospecto de 11 vitórias em 13 jogos.


Sem muito tempo para comemorar, o atual número dois do ranking mundial já volta as quadras nesta semana. Ele defenderá seu País pela Copa Davis, no confronto contra os Estados Unidos, em Belgrado.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Ferrero alcança terceira final seguida. Ferrer é o adversário em Acapulco


Além de mostrar o velho jogo de antigamente, quando chegou a ser número 1 do ranking mundial, o espanhol Juan Carlos Ferrero também contou com a sorte para alcançar a 14ª vitória consecutiva em três semanas. Pela semifinal do ATP 500 de Acapulco, no México, o Mosquito se beneficiou com o abandono do argentino Juan Monaco, quando venceu o primeiro set por 7/5. Após o jogo, Monaco declarou que sentiu problemas na região do abdominal. Esta será a terceira final consecutiva de Ferrero na gira latino-americana disputada em quadras de saibro. Nas duas últimas semanas ele levantou o caneco no Brasil Open, e em Buenos Aires.



Conscidência ou não, o seu adversário na final será o mesmo que enfrentou na semana passada, no ATP argentino. De forma espetacular, o também espanhol David Ferrer virou a partida contra o chileno Fernando Gonzalez, por dois sets a um, parciais de 6/7 (2), 6/0 e 6/4.



Venus na final - Na busca pelo bicampeonato em Acapulco, a norte-americana Venus Williams se garantiu na final do torneio feminino. Em um jogo muito disputado, ela superou a romena Edina Gallovits, por dois sets a um , parciais de 6/4, 2/6 e 6/2. Na grande decisão ela vai encarar a jovem eslovaca Polona Hercog, de 19 anos, que bateu a espanhola Carla Suarez, por 6/3 e 7/5.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Djokovic vence maratona de 3h e está na final em Dubai

Assim como aconteceu na partida contra o croata Ivan Ljubicic, pelas quartas-de-final, o sérvio Novak Djokovic demorou, mas conseguiu acordar a tempo de vencer mais um jogo no ATP 500 de Dubai, nos Emirados Árabes. Nesta sexta-feira, o principal favorito ao título do torneio precisou superar uma maratona de quase 3h, para derrotar o cipriota Marcos Baghdatis, por dois sets a um, parciais de 6/7 (2), 6/3 e 6/4. Atual campeão do evento, Djokovic brigará pelo bi-campeonato contra o russo Mikhail Youzhny, que passou pelo austríaco Jurgen Melzer, em dois sets.
Esta será a primeira final de Djokovic na temporada. Em sua carreira, o sérvio já conquistou 16 títulos, em 28 disputados. Já Youzhny, atual 15º do ranking da ATP, disputou 13 finais, com 5 triunfos.

Melo e Soares fora de Acapulco

Ainda não foi dessa vez que a dupla brasileira Marcelo Melo e Bruno Soares deslancharam na temporada. Os mineiros, segundos cabeças-de-chave, não passaram das quartas-de-final do ATP de Acapulco, no México. Eles foram surpreendidos pela parceria formada pelos italianos Potito Starace e Fabio Fognini, por dois sets a um, parciais de 6/2, 3/6 e 10/7. Em busca de melhores resultados, os dois agoram partem para os Estados Unidos, onde jogarão o Masters de Indian Wells, daqui há duas semanas.

Gonzalez na semi em Acapulco. Verdasco fora

Segundo cabeça-de-chave do ATP 500 de Acapulco, no México, o chileno Fernando Gonzalez precisou superar uma verdadeira maratona para alcançar a semifinal do torneio. Em partida contra o argentino Eduardo Schwank, Gonzalez esteve em quadra por quase 2h15 para virar o jogo em dois sets a um, parciais de 3/6, 6/3 e 7/5. Por uma vaga na grande decisão, ele enfrentará o sempre perigoso espanhol David Ferrer, que eliminou o uruguaio Pablo Cuevas, por 7/5 e 6/4.




A grande decepção do torneio ficou por conta de Fernando Verdasco. O espanhol, que entrou no ATP mexicano na condição de principal favorito ao título, foi eliminado nas quartas-de-final pelo argentino Juan Monaco. O sul-americano marcou categóricos dois sets a zero, com 6/3 e 7/5. Classificado para a semifinal, ele aguarda o adversário que sairá do confronto espanhol entre Juan Carlos Ferrero e Nicolas Almagro.




Feminino - No torneio feminino, que também está sendo realizado em Acapulco, a norte-americana Venus Williams suou, mas, garantiu uma vaga na semifinal. Com direito a uma virada espetacular, perdia o terceiro e último set por 5 a 1, ela bateu a espanhola Laura Pos Tio, por 2 a 1, parciais de 4/6, 6/3 e 7/5. Em busca do bi-campeonato do evento, Venus enfrenta a romena Edina Gallovits. No outro lado da chave, a vaga na decisão será entre a espanhola Carla Suarez e a eslovena Polona Hercog.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Nole bate Ljubicic. Cilic eliminado em Dubai


Mesmo sem jogar o seu melhor, o sérvio Novak Djokovic se garantiu na semifinal do ATP 500 de Dubai, nos Emirados Árabes. Contra o experiente croata Ivan Ljubicic, o atual vice-líder do ranking mundial teve que suar a camisa para virar o placar em dois sets a 1, em parciais de 2/6, 6/4 e 6/0. Por uma vaga na grande decisão, Nole medirá forças contra o cipriota Marcos Baghdatis, que eliminou o alemão Michael Berrer por 7/6 (5) e 6/1.



Já pelo outro lado da chave, a grande surpresa ficou por conta da eliminação do croata Marin Cilic. Atual nono do ranking mundial, Cilic foi batido por dois sets a zero, 7/6 (8) e 7/5, pelo veterano austríaco Jurgen Melzer, 31º colocado da ATP. Para chegar a final, Melzer encara agora o russo Mikahil Youzhny, que venceu o sérvio Janko Tipsarevic por 6/3 e 6/4.

Off Court: De volta ao circuito, Philippoussis adia casamento

Focado na tentativa de retornar ao circuito profissional, o tenista australiano Mark Philippoussis resolveu adiar seu casamento. Noivo da atriz americana Jennifer Esposito, ele previam subir ao altar já neste verão, mas com o retorno do veterano tenista a turnê, o matrimônio dependerá do desempenho do atleta durante a temporada. Aos 32 anos, Philippoussis irá jogar também o circuito de veteranos. Ele tem presença confirmada no Rio Champions, que começa em março.

Off Court: "Pior tenista do mundo" processa jornal inglês por rótulo


Dono da maior série de derrotas consecutivas da história do tênis, com 54 insucessos, entre 2007 e 2008, o tenista inglês Robert Dee, entrou na justiça inglesa contra o diário "Daily Telegraph", que o rotulou de "Pior tenista do mundo", sempre que mencionava o atleta em suas edições. Incomodado com as gozações do tablóide britânico, o atleta iniciou o processo ao receber duras críticas do impresso dizendo que ele "persistia de maneira pouco racional e realista ao seguir a carreira profissional".


Apesar do caso ainda estar em julgamento, Dee já conseguiu uma série de desculpas do tablóide e também uma boa compensação financeira, por danos morais. Aos 23 anos, Robert Dee igualou, em 2008, o recorde negativo de derrotas que pertencia a um tenista da Guatemala. No entanto, para piorar sua situação, o guatemalteco conseguiu vencer um set nesses insucessos, enquanto Dee perdeu todos os 108 sets que disputou. A série de derrotas de Dee foi quebrada em 2008, quando ele venceu o norte-americano Arzhang Derakhsani, por 6/3 e 6/4, no torneio Future de Reus, na Espanha.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Bellucci não resiste a Ferrer e dá adeus em Acapulco

Não deu para Thomaz Bellucci no ATP 500 de Acapulco, no México. Contra o forte espanhol David Ferrer, o brasileiro não teve chances de mostrar o seu melhor jogo e foi facilmente batido por dois sets a zero, parciais de 6/4 e 6/1. Terceiro favorito ao título do torneio, Ferrer encara agora o uruguaio Pablo Cuevas, algoz de Marcos Daniel na primeira rodada, e que bateu o espanhol Albert Montañes, também nesta quarta-feira. Com o saldo de um título durante a gira de torneios no saibro pela America Latina, venceu o ATP de Santiago, no Chile, Bellucci parte agora para as competições em piso rápido. Sua próxima parada será o Masters 1.000 de Indian Wells, nos Estados Unidos.

Tiago Fernandes disputará o Banana Bowl


Principal promessa do tênis brasileiro, o alagoano Tiago Fernandes marcará presença na disputa do Banana Bowl 2010, principal torneio das categorias infanto-juvenil realizado no País. Aos 17 anos e credenciado pelo recente título do Aberto da Australia, o jovem atleta recebeu o primeiro convite da organização do evento, que neste ano completará 40 anos de existência. Com Tiago na competição, a expectativa é que finalmente o Brasil quebre o jejum de títulos no torneio. A última conquista do País na chave masculina de 18 anos, foi em 1981, com Eduardo Oncins.
Foto: Koch Tavares.

Murray pára em sérvio e perde a chance de passar Nadal

Assim como vem acontecendo em sua carreira, novamente nos momentos mais importante, o escocês Andy Murray volta a descepcionar. Nesta quarta-feira, o britânico, segundo cabeça-de-chave do ATP 500 de Dubai, nos Emirados Árabes, foi eliminado nas oitavas-de-final pelo sérvio Janko Tipsarevic. Número 39 do ranking mundial, Tipsarevic fechou a partida em dois sets a um, com parciais de 7/6 (3), 4/6 e 6/4. Por uma briga na semifinal, o sérvio encara o russo Mikhail Youzhny, que venceu o alemão Bjorn Phau.



Além da derrota, Andy Murray também perdeu a oportunidade de retornar ao Top 3 do ranking mundial. Isso porque, como alcançou as quartas-de-final no ano passado, ele precisaria chegar no mínimo as semifinais para somar pontos. No entanto, com a prematura eliminação, ao invés disso, perdeu 45 pontos. Assim, o espanhol Rafael Nadal, terceiro da lista, manteve a posição, mesmo sem jogar desde o Aberto da Austrália.

Off Court: Dent planeja carreira política no futuro


Aos 28 anos, o tenista norte-americano Taylor Dent já vem se preparando para uma futura profissão quando decidir pendurar as raquetes. O jogador, que viveu em meio a lesões nas últimas temporadas, quer seguir carreira política. Com uma forte tendência ao governo republicano, Dent utiliza as horas vagas fora das quadras para estudar o assunto. Durante o ATP de Delray Beach, nesta semana, antes de sua partida de estréia contra o compatriota James Blake, ele foi visto lendo livros sobre o ex-presidente americano, Ronald Reagan e também sobre impostos.


Casado com a ex-jogadora Jenny Hopkins, Dent foi pai pela primeira vez no mês passado, quando nasceu seu filho Declan. Após um série lesão nas costas, que o impediu de jogar durante 2006 e 2008, ele retornou a circuito no ano passado de forma espetacular, saltando da 803ª colocação para a 76ª. Atualmente ele ocupa a 78ª posição no ranking da ATP.
Foto: Globoesporte.com

Off Court: Corte da Sérvia reduz pena do pai de Jelena Dokic

O Tribunal da cidade de Sremska Mitrovica, na Sérvia, reduziu de 15, para 12 meses, a pena de prisão imposta ao pai da tenista Jelena Dokic, Damir Dokic (foto), acusado de ameaçar o embaixador australiano Claire Birgin, no ano passado. No episódio, Damir, de 51 anos, teria supostamente afirmado que colocaria uma bomba no carro do embaixador por causa de artigos publicados na imprensa local em que Jelena confirmava ter sido abusada fisicamente por ele na infância.


Com a redução da sentença, Damir Dokic poderá estar fora da prisão já no mês de maio. No entanto, o seu advogado, Bosilijka Djukic, declarou que tentará a liberação de seu cliente antes disso, através da liberdade condicional.

Lesão no punho tira Davydenko de Dubai


Vivendo um dos melhores momentos da carreira, o russo Nikolay Davydenko, sexto colocado no ranking da ATP, deverá ficar de molho nas próximas semanas. Com uma lesão no pulso esquerdo, o tenista se viu obrigado a desistir da partida contra o alemão Michael Berrer, pela segunda rodada do torneio de Dubai, nos Emirados Árabes. Davydenko abandonou o jogo quando Berrer fechou o primeiro set por 6/3. Ainda não se sabe a gravidade da lesão, no entanto, o atleta passa a ser dúvida no time da Rússia que enfrentará a Índia, em Moscou, pela Copa Davis, na próxima semana.
Já Berrer enfrentará nas quartas-de-final o cipriota Marcos Baghdatis, que eliminou o indiano Somdev Devvarman por dois sets a um, parciais de 6/3, 3/6 e 6/1.

Ferrer confirma e enfrenta Bellucci. Ferrero mantém o embalo


Terceiro cabeça-de-chave do torneio, o espanhol David Ferrer (foto) ratificou sua condição de favorito e passou sem dificuldades em sua estréia no ATP 500 de Acapulco, no México. Sem dar chances ao adversário, ele venceu o italiano Potito Starace por dois sets a zero, parciais de 6/2 e 6/4. Na próxima rodada ele medirá forças em um duelo inédito contra o brasileiro Thomaz Bellucci. Ex-top 4 do ranking, Ferrer tenta melhorar sua 17ª colocação atual. O espanhol tem sete títulos na carreira.



Outro espanhol que estreou com pé direito em terras mexicanas foi Juan Carlos Ferrero. Campeão do Brasil Open e do ATP de Buenos Aires, nas duas últimas semanas, o Mosquito manteve o embalo de vitórias e cravou seu 11º triunfo consecutivo ao vencer o argentino Diego Junqueira, por 6/2 e 6/3. O ex-número 1 do ranking enfrenta na segunda rodada o russo Igor Andreev.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Daniel leva virada e dá adeus em Acapulco

Apesar de mostrar evolução em relação ao pífio início de temporada, Marcos Daniel novamente foi eliminado na primeira rodada de um torneio da ATP, em 2010. Em jogo decidido nos detalhes, o gaúcho acabou levando virada e foi eliminado pelo uruguaio Pablo Cuevas. Depois de fechar o primeiro set em fáceis 6/1, o brasileiro permitiu a reação do adversário que emplacou 7/5 e 7/6 (8) nos dois sets seguintes. Neste ano, apenas no ATP de Buenos Aires, na Argentina, realizado semana passada, ele conseguiu vencer na estréia. Agora Daniel deverá retornar aos torneios challengers. Sua próxima parada será em Santiago, no Chile, daqui há duas semanas.

Sampras e Blake farão exibição nos Estados Unidos

O lendário tenista norte-americano Pete Sampras e um dos principais nomes do tênis dos Estados Unidos na atualidade, James Blake, promoverão um duelo de gerações na cidade de Atlanta. No próximo dia 10 de abril, os dois irão se enfrentar em partida-exibição que marcará a inauguração da Caesars Tennis Classic. Além deles, o evento contará com a participação de outros grandes nomes do esporte, como os ex-atletas Matts Wilandes e Ivan Lendl, assim como Andy Roddick e Marat Safin.

Bellucci perde nas duplas em Acapulco

Jogando ao lado do experiente argentino Lucas Arnold, o tenista brasileiro Thomaz Bellucci não passou da estréia na chave de duplas do ATP de Acapulco, no México. Jogando contra os locais Juan-Manuel Elizondo e Cesar Ramirez, convidados da organização, eles foram derrotados em uma longa disputa de três sets, que acabou em parciais de 7/6 (5), 4/6 e 10/8. Já pela torneio de simples, Bellucci continua firme e forte. Por uma vaga nas quartas-de-final, ele aguarda seu adversário, que sairá do confronto entre o espanhol David Ferrer e o italiano Potito Starace.

Murray vence com game recorde em Dubai


Apesar da vitória tranquila do escocês Andy Murray em sua estréia no ATP 500 de Dubai, nos Emirados Árabes, na última segunda-feira, a partida contra o russo Igor Kunitsyn alcançou um recorde histórico para o esporte. Durante apenas um game do jogo, os dois tenistas duelaram por 24 minutos. Os jogadores chegaram a 14 igualdades no game vencido por Murray, que fechou a partida por 6/3 e 6/2. Na próxima rodada ele aguarda o vencedor do duelo entre o italiano Andreas Seppi e o sérvio Janko Tipsarevic, que jogam nesta terça-feira.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Bellucci vence fácil na estréia em Acapulco


Como já se era previsto, Thomaz Bellucci não teve muitas dificuldades para triunfar em sua estréia no ATP 500 de Acapulco, no México. Contra o experiente, mas limitado, espanhol Oscar Hernandez, o paulista mostrou o seu melhor jogo para fechar rapidamente em 2 sets 0, parciais de 6/3 e 6/2. Essa foi a terceira vitória em três jogos contra o oponente, de 31 anos, atual 80º do ranking mundial.



Porém, se na primeira rodada Bellucci entrou como franco favorito, pelas oitavas-de-final o paulista deverá encontrar uma pedreira. Ele aguarda o vencedor da partida entre o espanhol David Ferrer, ex-top 5, e terceiro cabeça-de-chave, e o experiente italiano Potito Starace, outro especialista no saibro. Nesta terça-feira Bellucci voltará a quadra para a disputa do torneio de duplas. Ao lado do argentino Lucas Arnold, eles enfrentam os mexicanos Juan-Manuel Elizondo e Cesar Ramirez.



Melo e Soares vencem - Em parada dura na primeira rodada da chaves de duplas em Acapulco, a parceria brasileira formada pelos mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo, conseguiram grande vitória. Com a autoridade de segundos cabeças-de-chave do evento, eles passaram fácil pela forte dupla israelense, Jonathan Erlich e Andy Ram. Os brasileiros fecharam o jogo em dois sets, com parciais de 6/2 e 6/4.


Já o outro duplista brasileiro de destaque no circuito, o também mineiro André Sá, continuou com a sina de derrotas desta temporada. Disputando o ATP de Delray Beach, nos Estados Unidos, ao lado do romeno Horia Tecau, eles novamente foram eliminados logo na primeira rodada. Sem mostrar nenhuma resistência, eles perderam por dois a zero, 6/2 e 6/3, para a dupla formada pelo americano James Cerretani e o francês Jeremy Chardy. Além de ainda não terem vencido em 2010, Sá e Tecau sequer venceram um set no ano.

Off Court: ATP anuncia parceria com cervejaria mexicana


Para quem pensou que esporte e cerveja eram coisas incompatíveis, a Associação dos Tenistas Profissionais, ATP, fez questão de mostrar o contrário. A principal entidade do tênis mundial anunciou, nesta segunda-feira, uma milionária parceria com a cervejaria mexicana Corono Extra, líder de vendas em seu País. O acordo terá a duração de 5 anos e meio, e começará a vigorar em junho. A empresa terá sua marca exposta em todos os torneios ATP tour, além de participar de outras ações de marketing. Atualmente, a Corona já participava do ATP 500 de Acapulco, no México e do Masters 100 de Toronto, no Canadá.

Ranking Feminino: Musas em momentos distintos


Consideradas as duas beldades do tênis feminino atual, a russa Maria Sharapova (foto) e a sérvia Ana Ivanovic vivem momentos distintos na carreira. A prova veio através do ranking semanal anunciado pela WTA, nesta segunda-feira. As duas, que já estiveram na condição de número 1 do mundo, estão longe desta posição, no entanto, enquanto Sharapova dá sinais de recuperação, Ivanovic aponta para a decadência.



Campeã do torneio de Memphis, nos Estados Unidos, na semana passada, Sharapova, está perto de retornar ao top 10. Com os 250 pontos conquistados pelo título, ela saltou três posições e agora aparece em 13ª. A musa, que ficou quase 10 meses parada por causa de uma lesão no ombro direito, continuará em terras americanas, onde disputará os Premiers de Indian Wells e Miami.



Já Ivanovic não consegue sair do "inferno astral". Descendo ladeira abaixo no ranking, ela agora saiu do top 25. A campeã de Roland Garros, em 2008, foi confirmada na 26ª colocação. Para tentar recuperar a melhor forma, a sérvia anunciou a contratação de uma novo técnico. Trata-se do experiente alemão Heinz Gunthhardt, ex-treinador da lendária Steffi Graff.


Pelo Top 10, a Americana Serena Williams segue na ponta da tabela confortavelmente. A segunda é a russa Dinara Safina, seguida da compatriota Svetlana Kuznetsova.

Ranking masculino: Federer mantém a ponta. Bellucci permanece em 32º


Poucas novidades no ranking masculino anunciado nesta segunda-feira pela ATP. Mesmo sem jogar desde a conquista do Aberto da Austrália, Roger Federer manteve a ponta com folga em relação ao segundo colocado, o sérvio Novak Djokovic. Mais uma vez absoluto na tabela, o suíço caminha a passos largos ao recorde histórico de semanas como primeiro lugar. Com 271 semanas na frente da classificação, ele mira o feito do norte-americano Pete Sempres, líder neste quesito com 286. Ainda pelo Top 10, quem retornou ao grupo foi Fernando Verdasco, agora em 10º. Azar para o francês Jo-Wilfried Tsonga, que não defendeu o título de Marselha do ano passado e saiu do grupo. O sueco Robin Soderling robou a sétima posição do norte-americano Andy Roddick e o croata Marin Cilic agora é nono.



Entre os brasileiros a semana também foi de poucas alterações. Melhor tenista do País na classificação, o paulista Thomaz Bellucci manteve-se na 32ª colocação. Já Marcos Daniel perdeu um posto, mas continua firme no top 100, em 87º. Quem mais sofreu queda no ranking foi Franco Ferreiro. Sem jogar, ele não conseguiu defender os pontos das quartas-de-final do ATP de Buenos Aires no ano passado, e despencou 58 lugares, parando na posição 262.

Off Court: Nasce o segundo filho de Marcos Daniel

Se dentro das quadras a temporada de Marcos Daniel não está indo muito bem, fora delas, o gaúcho tem muito a comemorar. Aos 31 anos, ele se tornou pai pela segunda vez. Em meio a viagem para o México, onde disputará o ATP de Acapulco, a partir desta segunda-feira, o atleta esteve em Porto Alegre para acompanhar o nascimento de sua filha, Maria Fernanda. O tenista, natural de Passo Fundo, já era pai de Davi, que está com dois anos.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Bellucci e Daniel conhecem adversários em Acapulco

Os dois brasileiros que disputarão o ATP 500 de Acapulco, no México, conheceram neste domingo, seus adversários na primeira rodada da competição. Após folga de uma semana, o paulista Thomaz Bellucci, 32º do ranking, vai medir forças contra o experiente espanhol Oscar Hernandez. Na curta história deste duelo, Bellucci levou a melhor nos dois únicos confrontos. O outro representante do País no evento é Marcos Daniel. O gaúcho, 86º, e que entrou como alternante na competição, enfrentará o perigoso uruguaio Pablo Cuevas. Bellucci e Daniel poderão se cruzar em uma futura quartas-de-final.
Duplas - Principal dupla do Brasil no circuito, mas vivendo um péssimo momento neste início de temporada, os mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo não terão vida fácil na estréia do ATP Mexicano. Com status de segundos cabeças-de-chave, eles enfrentarão a forte parceria israelense Jonathan Erlich e Andy Ram. Outro "brazuca" nas duplas é Thomaz Bellucci. Ao lado do argentino Lucas Arnold, eles pegam os mexicanos César Ramirez e Juan-Manuel Elizondo, atletas convidados pela organização. Já André Sá, que também não vem conseguindo bons resultados em 2010, ao lado do romeno Horia Tecau, optou por jogar o torneio de Delray Beach, nos Estados Unidos. Na primeira rodada o confronto será contra o local James Cerretani e o simplista francês Jeremy Chardy.
Futures - Pelos torneios da série futures espalhados ao redor do mundo, o único brasileiro a se aventura nos qualifyngs foi Clayton Almeida. Porém, sem sorte no sorteio da chave, foi logo eliminado na primeira rodada pelo promissor americano David Britton. No evento que está sendo realizado em Harlingen, no Texas, Clayton perdeu de virada, por dois sets a um, parciais de 4/6, 6/4 e 6/3.

A volta do "Mosquito"!

Depois de alguns anos fora do grupo dos principais tenistas do circuito, muito em virtude de suas várias lesões, finalmente Juan Carlos Ferrero está de volta aos grandes resultados. Campeão do Brasil Open, na semana passada, o ex-número 1 do ranking mundial novamente surpreendeu e levantou o troféu do ATP de Buenos Aires, na Argentina, neste domingo. Com direito a uma virada espetacular, o "Mosquito", como é conhecido no circuito profissional, bateu o compatriota David Ferrer, por dois sets a um, parciais de 5/7, 6/4 e 6/3. Atualmente na 22ª colocação, ele reaparecerá no grupo dos 20 melhores já nesta segunda-feira, quando a ATP divulgará a nova classificação semanal. A próxima meta de Ferrero agora é o ATP 500 de Acapulco, no México.
Querrey vence em Memphis - O norte-americano Sam Querrey conquistou seu terceiro título da ATP neste domingo. Pelo torneio de Memphis, nos Estados Unidos, ele venceu o duelo contra o compatriota John Isner, de virada, por dois sets a um, parciais de 6/7 (3), 7/6 (5) e 6/3. Assim como Ferrero, Querrey parte agora para o ATP 500 de Acapulco. Sua estréia será contra o chileno Fernando Gonzalez, segundo favorito ao título.

O começo do fim


Vendido para virar um luxuoso condomínio na Praia de Icaraí, região nobre de Niterói, nós amantes e praticantes do tênis na cidade estaremos um pouco mais orfãos nesta segunda-feira. A partir de amanhã, começarão os trabalhos de demolição do IPC, um dos principais clubes do município. E a primeira vítima das obras será a tradicional quadra coberta, na qual já foram disputados diversos torneios e que recebeu os melhores jogadores da cidade durante os mais de 70 anos do clube. Além do ginásio, toda a fachada, inclusive o bar, a piscina e a parte da sauna, serão destruídas. No local funcionará o stand de vendas da corretora. As duas quadras de saibro no fundo do clube, assim como a quadra esportiva ainda estarão em funcionamento. É bom aproveitar!

Nadal de raquete nova




Quando voltar as quadras, provavelmente no Masters 1000 de Indian Wells, nos Estados Unidos, o espanhol Rafael Nadal apresentará uma novidade. O atleta anunciou que trocará o modelo de sua raquete Babolat. Nadal, que jogava com a "AeroPro Drive Contex" usará agora a nova "AeroPro Drive GT".




De acordo com a Babolat, o novo modelo utilizará a tecnologia "GT" que reduz o impacto da raquete no toque com a bola, tornando o golpe mais rápido, preciso e forte, favorecendo os tenistas que botam usam muito top spin. Para isso, a "Drive GT" utilizará material híbrido, composto de fibra de carbono com filamentos de tungstênio. Além de Nadal, o francês Jo-Wilfried Tsonga e a canadense Caroline Wozniaki também usarão o modelo.

Venus é bi em Dubai


Defendendo o título do ano passado, a norte-americana Venus Williams fez bonito e conquistou, neste domingo, o bicampeonato do WTA de Dubai, nos Emirados Árabes. Em 1h30 de partida, ele venceu na grande decisão, a bielorussa Victoria Azarenka, por dois sets a zero, parciais de 6/3 e 7/5. Aos 29 anos e atualmente ocupando a quinta colocação no ranking mundial, Venus conquistou seu 42º título na carreira.

Fim do jejum


Cinco meses depois, a russa Maria Sharapova voltou a levantar um troféu da WTA. Neste domingo, a ex-número 1 do ranking mundial completou uma semana perfeita e conquistou o título do torneio de Memphis, nos Estados Unidos. Sem nenhuma dificuldade, ela bateu a sueca Sofia Arvindsson, número 102, por dois sets a zero, parciais de 6/2 e 6/1. Aos 22 anos, este é o 21º título da tenista como profissional. Atualmente na 16ª colocação no ranking, ela deverá subir três posições na tabela que será divulgada pela WTA, nesta próxima segunda-feira.

Llodra bate Benneteau e conquista o ATP de Marselha



Vice-campeão no ano passado, o excêntrico tenista francês Michael Llodra finalmente venceu o ATP 250 de Marselha. Em uma disputa caseira contra o compatriota Julien Benneteau, neste domingo, Llodra mostrou toda sua velha categoria no jogo de saque e voleio para superar o adversário em dois sets, 6/3 e 6/4. Aos 29 anos, este é o quinto título na carreira de Llodra, que atualmente ocupa a 79ª colocação no ranking mundial. Sua melhor posição na tabela foi o 34º lugar.

Infecção pulmonar tira Federer do ATP de Dubai


Tetracampeão do milionário ATP 500 de Dubai, nos Emirados Árabes, o suíço Roger Federer não participará do evento neste ano. O número 1 do ranking mundial está com uma infecção pulmonar e terá que ficar longe das quadras por pelo menos três semanas. Com a desistência de Federer, quem se garantiu na chave foi o tcheco Jan Hernych, derrotado na última rodada do qualifyng. O espanhol Tommy Robredo será o substituto do suíço na condição de primeiro cabeça-de-chave da competição. Na primeira rodada ele enfrentará o francês Julien Benneteau.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Recorde de aces!


Classificado para as quartas-de-final do ATP de Memphis, nos Estados Unidos, o croata Ivo Karlovic, que nesta sexta-feira encara o norte-americano John Isner, fez história na primeira rodada do torneio. Ao vencer na estréia o alemão Benjamin Becker, ele cravou a marca de 32 aces, recorde em uma partida terminada em dois sets. Karlovic venceu por dois sets, em um duplo 7/6.



Karlovic, de 2,08m de altura, também é responsável pela maior marca de aces em uma partida de cinco sets. Contra o tcheco Radek Stepanek, pela Copa Davis do ano passado, ele cravou 78 saques indefensáveis. Apesar disso, saiu derrotado do duelo por 3 a 2.

Daniel Ganha vaga em Acapulco. Moyá recebe convite


Depois de Thomaz Bellucci, Marcos Daniel é o segundo brasileiro garantido na chave principal do ATP 500 de Acapulco, no México, que começa na próxima segunda-feira. O gaúcho, que estava na lista de atletas alternantes, foi beneficiado pelas desistências do argentino David Nalbandian e o austríaco Daniel Koellerer. Número 86 do ranking mundial, Daniel tentará melhorar o seu melhor desempenho em quadras mexicanas, que foi as quartas-de-final em 2006, perdendo para o argentino Gastón Gaudio.

Moyá joga - Ex-Número 1 do ranking mundial, o espanhol Carlos Moyá também estará na disputa do ATP mexicano. Ele, que assim como David Nalbandian, tenta retornar ao circuito após uma cirurgia, foi agraciado com um convite da organização do evento. Outro tenista que recebeu o Wild Card foi o mexicano Santiago Gonzalez, principal representante do País na ATP.
Foto: Koch Tavares.

Triste rotina


Após voltar com vitória ao esporte, vencendo a primeira rodada do ATP de Buenos Aires, na Argentina, David Nalbandian, que estava parado há quase 10 meses devido uma cirurgia no quadril, novamente terá que abandonar as quadras por causa de lesão. O tenista, ex-top 3 do ranking mundial, anunciou sua desistência do torneio por causa de uma contusão no músculo adutor da coxa direita, provocada na maratona de quase 3h de jogo em que bateu o espanhol Daniel Gimeno-Traver.




Nalbandian enfrentaria nesta sexta-feira, o também espanhol Albert Montañes, quinto favorito ao título do evento. Com isso, Montañes tem assegurado uma vaga nas quartas-de-final. Já Nalbandian não tem previsão de retorno. A perspectiva é de 7 a 10 dias parado, com isso ele perderá o ATP 500 de Acapulco, no México, e a disputa da Copa Davis, contra a Suécia.
Foto: Globoesporte.com

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Sampras, Agassi, Federer e Nadal duelam em pró do Haiti




Quatro dos principais jogadores do tênis em todos os tempos estarão duelando em quadra para ajudar na reconstrução do Haiti, país que sofreu com um devastador terremoto no início do ano, e que vitimou cerca de 200 mil pessoas.
Os norte-americanos Pete Sampras e Andre Agassi, principais jogadores do circuito na década 90, e os atuais Roger Federer, da Suíça, e Rafael Nadal, da Espanha, acertaram uma mega-exibição de duplas, que acontecerá no dia 12 de março, em meio a primeira semana de disputa do Masters 1000 de Indian Wells, nos Estados Unidos. A expectativa é que o evento arrecade ao menos US$ 1 Milhão.
Além disso, a organização do evento já antecipou as formações das duplas. De um lado estará os dois maiores vencedores de Grand Slams, Sampras, que possui 14 e Federer, com 16. Do outro, Agassi, que ganhou oito e Nadal, que com 23 anos, já possui 6.

Off Court: Nadal é "Galã" em novo clipe de Shakira


Longe das quadras desde o Aberto da Austrália para tratar de sua crônica lesão no joelho, o espanhol Rafael Nadal está se aventurando em outras áreas durante o período inativo. De acordo com o blog de celebridades "Perez Hilton", ele ataca de galã no próximo clipe da cantora colombiana Shakira. Fã de tênis, e principalmente do tetracampeão de Roland Garros, a Pop Star pediu a participação do atleta no clipe da música "Gitana".




De acordo com o blog, as cenas entre os dois são "quentes", no entanto, ambos fizeram questão de negar qualquer rumor de um possível relacionamento. Nadal namora a compatriota Maria Francisca Perello, há quatro anos, enquanto Shakira é noiva do argentino Antonio De La Rua. Uma das cenas da gravação do clique pode ser vista através deste link: http://perezhilton.com/2010-02-16-shakira-nadal-watch

Daniel perde o embalo e dá adeus em Buenos Aires

Depois de encerrar o jejum de vitórias na temporada, Marcos Daniel não resistiu a segunda rodada do ATP de Buenos Aires, na Argentina. Contra o embalado espanhol Juan Carlos Ferrero, o gaúcho não conseguiu se impor na partida e foi facilmente batido por dois sets a zero, em parciais de 6/4 e 6/2. Campeão do Brasil Open, na semana passada, Ferrero encara nas quartas-de-finais o compatriota Santiago Ventura, que bateu o romeno Victor Hanescu.
Atualmente na 86ª colocação do ranking da ATP, Marcos Daniel somou 20 pontos com a segunda rodada em Buenos Aires. Com isso, ele poderá saltar dois postos na tabela que será divulgada na próxima semana. Sua próxima parada no circuito será o ATP 500 de Acapulco, no México. Ele está no aguardo de três desistências para entrar diretamente na chave principal. Caso não consiga, ele jogará o qualifyng, já neste próximo sábado.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Nalbandian vence na volta as quadras


Há nove meses longe das quadras, por causa de uma cirurgia no quadril, o tenista argentino David Nalbandian voltou em grande estilo. Jogando em casa no ATP de Buenos Aires, o ex-top 10 do ranking mundial venceu o espanhol Daniel Gimeno-Traver, em uma verdadeira maratona de 2h46. Nalbandian fechou o jogo em dois sets a um, com parciais de 6/7 (5), 6/4 e 7/6 (7). Ocupando atualmente a modesta 140ª colocação no circuito, ele agora enfrenta o espanhol Albert Montañes, quinto favorito ao título.

Daniel encerra jejum. Mello perde para algoz


Finalmente Marcos Daniel sentiu o sabor da vitória nesta temporada. O gaúcho, que havia perdido em todas as primeiras rodadas até aqui em 2010, venceu na estréia do ATP de Buenos Aires, na Argentina. O atual 86º do ranking mundial bateu o italiano Paolo Lorenzi, 91º, por fáceis 6/3 e 6/1. No entanto, em busca da vaga nas quartas-de-final, ele terá de medir forças contra o embalado espanhol Juan Carlos Ferrero, que venceu o Brasil Open, no último final de semana. Ferrero passou na primeira rodada pelo paulista Ricardo Mello, tenista que já havia batido na Costa do Sauípe. Sem conseguir minar a confiança do adversário, o brasileiro foi facilmente batido, por 6/2 e 6/1.

Ferrero arrasa zebra polonesa e fatura o BR Open


Principal favorito ao título do Brasil Open 2010, o espanhol Juan Carlos Ferrero certificou a condição de primeiro cabeça-de-chave e levantou o troféu na Costa do Sauípe. A vitória na grande decisão veio na partida contra o surpreendente polonês Lucasz Kubot. Mostrando um tênis sólido, que fez lembrar os tempos em que foi o melhor jogador do mundo, Ferrero arrasou o adversário, fechando o duelo em dois sets a zero, parciais de 6/1 e 6/0.



Atualmente ocupando a 22ª colocação no ranking da ATP, Ferrero somou preciosos 250 pontos na tabela e ainda corou a conquista faturando um prêmio de US$ 75,7 mil. Já Kubot ficou com 150 pontos e um cheque de US$ 39,7 mil.



Duplas - E não deu também para Lucasz Kubot no torneio de duplas. Principal favorito ao torneio, jogando ao lado do austríaco Olivier Marach, eles foram derrotados na decisão para a parceria formada pelo espanhol Marcel Granollers e o uruguaio Pablo Cuevas. Eles venceram por dois sets a zero, 6/4 e 7/5.
Foto: Koch Tavares.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Mello reencontra Ferrero na Argentina. Daniel enfrenta italiano

Os dois brasileiros garantidos na chave principal no ATP de Buenos Aires, na Argentina, que começa nesta próxima segunda-feira, já tem seus adversários definidos. Conscidência do destino, o paulista Ricardo Mello, semifinalista no Brasil Open reencontrará logo de cara o espanhol Juan Carlos Ferrero, seu algoz na Costa do Sauípe. O outro brasileiro que entrou direto na chave principal é Marcos Daniel. O gaúcho, que ainda não venceu nenhum partida em 2010, tentará quebrar o jejum contra o italiano Paolo Lorenzi.


Qualifyng - Dos quatro brasileiros que se aventuraram no qualifyng do ATP de Buenos Aires, três ainda estão vivos na competição. O paulista João Feijão venceu o argentino Guido Pella e agora enfrenta o compatriota Ricardo Hocevar, que bateu o também argentino Sebastien Decoud. Já Júlio Silva venceu o "hermano" Juan Aranguren e agora tem pela frente o portenho Diego Junqueira, que eliminou Caio Zampieri.

Mello não resiste a rodada dupla e Ferrero avança a final

Não deu para o paulista Ricardo Mello na semifinal do Brasil Open. Depois de vencer o compatriota Thomaz Bellucci na tarde deste sábado, ele não resistiu a rodada dupla e foi facilmente batido pelo espanhol Juan Carlos Ferrero, a noite. Com um jogo sólido de fundo de quadra, Ferrero derrotou o brasileiro por dois sets a zero, com parciais de 6/4 e 6/2. Vice-campeão em 2007, quando perdeu para o argentino Guillermo Cañas, o ex-número um do mundo e primeiro cabeça-de-chave na Bahia, tentará seu primeiro título do evento, contra o surpreendente polonês Lucasz Kubot, que venceu o russo Igor Andreev na outra semi.
Mesmo com a derrota, a semana de Ricardo Mello na Bahia foi muito proveitosa. Com os 90 pontos conquistados, ele saltará da atual 135ª colocação no ranking para a 115ª. Agora, Mello parte para a Argentina, aonde jogará o ATP de Buenos Aires. Ele entrou diretamente na chave pela regra do "Special Exempt".

Mello surpreende Bellucci e avança no Brasil Open


No duelo brasileiro válido pelas quarta-de-final do Brasil Open, o paulista Ricardo Mello jogou muito e surpreendeu, neste sábado, o conterrâneo Thomaz Bellucci, terceiro favorito ao título do torneio. Com 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/6 (3), Mello avançou a semifinal e agora enfrenta o espanhol Juan Carlos Ferrero, cabeça-de-chave número um.
Ex-Top 50 do ranking mundial, e campeão do ATP de Delray Beach, em 2004, Mello retorna a semifinal do Brasil Open depois de cinco anos. Em 2005 ele foi eliminado por Rafael Nadal, que levantou o título posteriormente.



Bellucci sai do Top 30 - Além da derrota dentro de quadra, Thomaz Bellucci também perderá posições importantes no ranking mundial. O atleta, que defendia 100 pontos pela final do ano passado, somou apenas 45 com a campanha deste ano na Bahia. Com isso, ele perderá a sua atual 28ª colocação, saindo do top 30 e ocupando o 32º posto na tabela que será divulgada pela ATP, nesta segunda-feira.
Foto: Koch Tavares

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Bellucci e Mello vencem e disputam vaga na semi do Brasil Open


Em partidas que eram para acontecer na última quinta-feira, mas que foram remarcadas por causa da chuva que caiu na Costa do Sauípe, os brasileiros Thomaz Bellucci e Ricardo Mello se deram bem e avançaram as quartas-de-final, na tarde desta sexta-feira. Embalado pela ótima temporada no saibro, Bellucci não tomou conhecimento do espanhol Daniel Gimeno-Traver, e confirmou o favoritismo aplicando dois sets a zero, com parciais de 6/4 e 6/2. Já Ricardo Mello, que em 2010 busca recuperação no circuito, surpreendeu o romeno Victor Hanescu, 45º do ranking, e fechou o jogo também em 2 a 0, 7/5 e 6/3. Por uma briga pela vaga na penúltima rodada do Brasil Open, os dois marcam encontro neste sábado. Esta será a primeira vez que os compatriotas se enfrentam no circuito.



Ferrero na espera - Quem vai assisitir de camarote a partida entre Bellucci e Mello é o espanhol Juan Carlo Ferrero. Nesta sexta-feira, dia em que completou 30 anos, o ex-número um do ranking e primeiro cabeça-de-chave do torneio, se classificou para a semifinal ao derrotar o argentino Carlos Berlocq, por dois sets a zero, parciais de 6/3 e 6/2. Nesta temporada o "Mosquito" tentará superar seu melhor desempenho no Brasil Open, que foi a final de 2007, perdida para o argentino Guillermo Cañas. A outra semifinal já está decidida. O russo Igor Andreev, que passou pelo uruguaio Pablo Cuevas, enfrentará o polonês Lucasz Kubot que bateu o italiano Fabio Fognini.
Foto: Koch Tavares

Off Court: Federer, Serena e Del Potro concorrem ao "Oscar" esportivo


Tetracampeão do troféu Laureus World Sports Awards, prêmio considerado o "Oscar" do esporte, o tenista suíço Roger Federer é um dos grandes grande favorito a levar mais uma estatueta para casa, na cerimônia que acontecerá no próximo dia 10 de março, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Campeão de Wimbledon e Roland Garros em 2009, o atual número um do ranking mundial, concorre ao lado do jogador de futebol, o argentino Lionel Messi, o motociclista italiano Valentino Rossi, o ciclista espanhol Alberto Contador, o corredor jamaicano Usain Bolt e o fundista etíope Kenenisa Bekele.



Mas não é só entre os homens que o tênis estará sendo representado. A norte-americano Serena Williams poderá levar pela terceira vez o troféu, como destaque do ano entre as mulheres. A atual campeã do Aberto da Austrália disputará a estatueta com as nadadoras Federica Pellegrini, da Itália, e a alemã Britta Steffen; as corredoras jamaicanas Sanya Richards e Sheily-Ann Fraser, além da esquiadora norte-americana, Lindsey Vonn.



Revelação - Concorrendo ao troféu de revelação da temporada, o argentino Juan Martin Del Potro colhe os frutos do título do Us Open, em 2009. O tenista, atual 5º do ranking da ATP, concorre ao prêmio junto ao piloto de Fórmula 1, o inglês Janson Button, o ciclista britânico Mark Cavendish, o inglês Tom Daley, atleta de saltos ornamentais e a golfista coreana Jiyai Shin.

Del Potro um mês fora de combate


Número 5 do ranking mundial, o tenista argentino Juan Martin Del Potro terá que ficar pelo menos um mês longe das quadras. Com uma lesão no pulso, que o incomoda desde o final do ano passado, ele anunciou, nesta sexta-feira, que parará para tratar melhor a contusão. Campeão do US Open 2009, o portenho perderá os Atps de Marselha, na França, Dubai, nos Emirados Árabes e também a primeira rodada da Copa Davis, contra a Suécia, em Estolcomo. O retorno deverá acontecer no Masters Series de Indian Wells, nos Estados Unidos, dia 11 de março.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Bellucci desiste de Buenos Aires. Daniel entra direto

Apesar de ainda não comentar as razões, Thomaz Bellucci anunciou que não disputará o ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, que começa na próxima segunda-feira. Campeão em Santiago, na semana passada, e em plena disputa do Brasil Open, o paulista começa a dar deixas de desgaste físico, e como no torneio argentino ele não tem pontos a defender, poderia descançar por uns dias sem se preocupar com ranking. Quem se beneficiou com a desistência de Bellucci foi Marcos Daniel. O gaúcho era o primeiro alternante para entrar na chave principal.

Chuva adia jogos do Brasil Open


Não teve jogos nesta quinta-feira no Brasil Open. A forte chuva caída durante todo o dia na Costa do Sauípe adiou toda a segunda rodada do torneio. Os brasileiros Thomaz Bellucci, que enfrentaria o espanhol Daniel Gimeno-Traver, e Ricardo Mello, que encararia o romeno Victor Hanescu, só entrarão em quadra nesta sexta-feira, a partir das 15h.

CBT confirma Zwetsch como novo técnico da Davis


Assim como o "Game, Set and Match!" havia informado há duas semanas, o técnico João Zwetsch é o novo comandante da equipe brasileira que disputa a Copa Davis. O anúncio foi feito pelo presidente da Confederação Brasileira de Tênis, CBT, Jorge Lacerda, nesta quinta-feira, durante uma coletiva de imprensa na Costa do Sauípe, local onde está sendo realizado o Brasil Open. Atual treinador de Thomaz Bellucci, principal jogador do País no ranking mundial, Zewtsch vai substituir Francisco Costa, que desde 2007 ocupava o cargo.


A grande meta de Zwetsch como capitão da armada brasileira será o de recolocar o País no Grupo Mundial da Copa Davis. Longe da elite do tênis desde 2003, o treinador terá como primeira missão classificar o time para a respescagem da competição. Isso poderá acontecer entre os dias 7 e 9 maio, contra o vencedor do duelo entre República Dominicana e Uruguai, que se enfrentarão em Santo Domingo.



De olho nas Olímpíadas - Coordenador do tênis brasileiro, o espanhol Emílio Sanchez está de olho vivo no futuro do esporte no País. Segundo o ex-atleta, o Brasil tem que aproveitar os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016, para alavancar de vez a safra de jovens atletas. Para ele, daqui há seis anos, o Brasil terá que ter pelo menos quatro tenistas colocados entre os 40 do ranking mundial, para poder ter chances de medalhas.
Foto: Divulgação CBT

Off Court: Haas e Sara Foster anunciam casamento


Depois do confirmar sua naturalização americana, o tenista alemão Tommy Haas anunciou mais uma importante novidade em sua vida fora das quadras. Ele e a atriz norte-americana Sara Foster, com quem namora há mais de três anos, vão se casar. Aos 31 anos, o atleta pretende subir ao altar ainda no final deste ano.


Apesar de ainda querer disputar mais algumas temporadas do circuito, o ex-Número 2 e atual 17º do ranking mundial, admite estar perto da aposentadoria. Por conta disso, ele também já começa a planejar sua vida quando pendurar as raquetes. Em entrevista ao site da revista alemã, Bunte, ele confidenciou que estuda seguir a carreira da futura esposa, ou até mesmo entrar na política.

Off Court: Tailandês troca as quadras pelo cinema


Maior tenista asiático da história do tênis, o tailandês Paradorn Srichaphan, ex-top 10 do ranking mundial, trocou o esporte pelo mundo da sétima arte. Fora das quadras desde 2005, ele agora estrelará a sequência do filme de ação "Bang Rajan II", grande sucesso em seu País. De visual diferente, agora adotou o cabelo moicano e também está muito forte fisicamente, o atleta dará vida ao personagem "Nai Mun", um sujeito pacífico, mas que terá que proteger sua família e sua vila da invasão do exército de Burma. O filme será lançado nas salas de cinema na Tailândia, no dia 25 de março.
Foto: phranakornfilm.com

Duplas: Bellucci vence Tiago Fernandes

Em um jogo que marcou o encontro dos dois mais badalados tenistas brasileiros no momento, o paulista Thomaz Bellucci, 28º do ranking, e atual campeão do ATP de Santiago, venceu o promissor alagoano Tiago Fernandes, de 17 anos, vencendor do Aberto da Austrália juvenil, no final de janeiro. Jogando ao lado de Marcos Daniel, Bellucci passou por Fernandes, que formou parceria com o gaúcho Marcelo Demoliner, por dois sets a zero, parciais de 6/4 E 7/5. Na luta pelas quartas-de-final, Bellucci e Daniel enfrentam os argentinos Lucas Arnold e Horacio Zeballos, que bateram os brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares por 7/6 (5), 4/6 e 10/8.

Ferrero bate Massu. Andreev também avança no Brasil Open


Dois dos principais nomes desta edição do Brasil Open, o espanhol Juan Carlos Ferrero (foto) e o russo Igor Andreev, tiveram problemas, mas conseguiram avançar as quartas-de-final do torneio na noite desta última quarta-feira.



Primeiro cabeça-de-chave da competição, Ferrero passou pelo experiente chileno Nicolas Massu, por dois sets a um, com parciais de 6/2, 5/7 e 6/2. Na próxima rodada, o "Mosquito", como é conhecido, terá pela frente o argentino Carlos Berlocq, que bateu o compatriota Juan Ignacio Chela, por dois a zero, 7/6 (5) e 6/2.



Quem também não teve moleza na rodada foi Andreev. O russo, quarto favorito ao título, teve que suar para superar o português Rui Machado, carrasco do brasileiro Marcos Daniel. Andreev fez dois sets a um, com parciais de 6/3, 5/7 e 6/4. Na luta pela semifinal, ele tem pela frente o uruguaio Pablo Cuevas, que venceu o português Frederico Gil, por dois sets a um, 7/5, 4/6 e 7/6 (3).
Foto: Koch Tavares

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Safin confirmado no Rio Champions. Guga pode pintar em 2011


O recém-aposentado tenista russo Marat Safin, que liderou o ranking mundial entre 2000 e 2002, será a grande estrela da segunda edição do torneio Rio Champions, principal circuito mundial de veteranos, e que é organizado pelo também ex-número um da ATP, o norte-americano Jim Courier. Em evento realizado no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, foram divulgado as datas e todos os atletas que estarão em disputa.


A competição será realizada de 12 a 14 de março, no ginásio do Maracanãzinho. Além de Safin e Courier, mas um ex-número um do mundo estará no torneio, o sueco Matts Wilander. Além deles, estão confirmados no evento, o brasileiro Fernando Meligeni, o francês Cedric Pioline, o australiano Mark Philippousis, o sueco Mikael Pernfors, além do sul-africano Wayne Ferreira. A baixa deste ano será a ausência do lendário norte-americano John McEnroe, campeão em 2009. O Rio Champions distribui, no total, US$ 150 mil em prêmios. Além disso, o campeão leva 800 pontos no ranking.



Guga em 2011 - Ainda não será em 2010 que Gustavo Kuerten vai disputar o Rio Champions. No entanto, o tricampeão de Roland Garros dá indícios que poderá estar na competição no ano que vem. A idéia de trazer Safin era justamente reviver a antiga rivalidade com o catarinense, porém, alegando estar fora de forma, Guga recusou o convite. Apesar disso, ele marcará presença no torneio. Durante o evento, o "manezinho" participará de uma clínica para crianças.

Game, Set and Match na imprensa!

O "Game, Set and Match!" começa a aparecer na imprensa. Na publicação desta quarta-feira do Jornal O Fluminense, de Niterói-RJ, o tenista Murillo Gomes deu destaque ao novo blog em sua coluna semanal "Match Point". A notinha pode ser lida através do link: jornal.ofluminense.com.br/coluna/match-point

Muito obrigado Murillo!

Off court: Saretta e "Tiazinha" estão namorando


Aposentado do tênis desde o ano passado, o paulista Flávio Saretta, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007, continua batendo um bolão, só que desta vez fora das quadras. O paulista está namorando a atriz Suzana Alves, que ficou conhecida no final da década de 90, como a sexy-simbol Tiazinha, do extinto programa "H", do apresentador Luciano Hulk. Os dois estiveram juntos na inauguração do bar "Ringue", em São Paulo, na noite da última segunda-feira.


Foto: Site Ego (Globo.Com)

Feijão fora do Brasil Open

Semifinalista do ATP de Santiago, no Chile, na semana passada, o paulista João Souza, o Feijão, não conseguiu manter o embalo no Brasil Open. Na madrugada desta quarta-feira, o jovem tenista de 21 anos, não resistiu a experiência do romeno Victor Hanescu, 45º do mundo, e foi derrotado por dois sets a zero, com parciais de 7/6 (5) e 6/4. Atualmente na 155ª colocação no ranking mundial, Feijão parte agora para a disputa do qualifyng do ATP de Buenos Aires, na Argentina, que começa no próximo sábado. Já Hanescu terá outro brasileiro pela frente. Por uma vaga nas quartas-de-final, ele medirá força contra o campineiro Ricardo Mello.
Derrotas nas duplas - A madrugada desta quarta-feira também não foi positiva para as duplas brasileiras. O mineiro André Sá, que forma parceria com o romeno Horia Tecau, foi eliminado por dois sets a zero, parciais de 7/5 e 6/1, contra o argentino Juan Ignacio Chela e o espanhol Santiago Ventura. Outros tenistas do País eliminados foram Franco Ferreiro e Ricardo Mello, batidos pelo alemão Simon Greul e o australiano Peter Luczak, por dois sets a zero, parciais de 7/5, 2/6 e 7/6 (9).
Nicolas eliminado - Jogando o future da Cidade do México, o tenista brasileiro Nicolas Santos não passou da primeira rodada do torneio disputado em quadra rápida. Contra o local Luis Diaz-Barrigas, foi facilmente vencido por um duplo 6/2.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Bellucci mantém o embalo. Azar de Thiago Alves


Embalado com o título do ATP de Santiago, conquistado na última segunda-feira, Thomaz Bellucci começou com tudo a sua campanha no Brasil Open. Mostrando toda sua superioridade, o paulista bateu sem problemas o seu conterrâneo Thiago Alves, por dois sets a zero, parciais de 6/2 e 7/5. Agora, Bellucci, que neste torneio defende pontos importantes por ter sido finalista no ano passado, tem pela frente o perigoso espanhol Daniel Gimeno-Traver, que passou pelo compatriota Santiago Ventura. A partida está programada para quinta-feira.
Resultados - Os outros resultados desta terça-feira foram: Pablo Cuevas (URU) 2x0 Filippo Volandri (ITA) (6/4 e 6/3); Frederico Gil (POR) 2x0 Pablo Andujar (ESP) (7/6 (9) e 6/2); Marcel Granollers (ESP) 2x0 Horácio Zeballos (ARG) (6/3 e 3/0 des.) e Fabio Fognini (ITA) 2x0 Martin Vassallo-Arguello (ARG) (6/4 e 6/0);