Considerada a maior e mais tradicional competição do tênis por equipes, a Copa Davis começa a todo vapor nesta semana. A partir desta sexta-feira acontece a primeira fase do Grupo Mundial com os principais países na disputa. Apesar de estar fora da elite do esporte, o Brasil ficará de olho nos jogos, já que também acontecerá a partidas pelo Zonal Americano, que indicará o nosso adversário na última fase da repescagem. Veja todos os jogos:
Espanha x Suíça (Local: Logroño (ESP). Tipo de quadra: Saibro coberto).
- Quando saiu o sorteio dos confrontos para a Davis 2010, o duelo entre Espanha e Suíça foi o que gerou mais espectativa em todos. Afinal, reuniria o embate entre o espanhol Rafael Nadal e o suíço Roger Federer, maiores rivais do tênis atual. No entanto, contundidos, os dois não estarão presentes na disputa. Com status de bi-campeã, a armada espanhola chega com muitos desfalques nesta primeira fase. Além de Nadal, Fernando Verdasco e Juan Carlos Ferrero não estarão presentes. O capitão Albert Costa convocou David Ferrer, Nicolas Almagro, Tommy Robredo e Marcel Granollers.
Já a Suíça, sem Federer, parece uma equipe normal. A responsabilidade do triunfo recaíra toda no irregular Stanislas Wawrinka. O capitão Severin Luthin chamou também Marco Chiudinelli, Michael Lammer e Yves Allegro.
França x Alemanha (Local: Toulon (FRA). Tipo de quadra: Sintético coberto).
Com 9 títulos na Davis, a França tenta acabar com o incômodo jejum que dura desde 2001. Com uma equipe muito forte, principalmente em quadras rápidas, o capitão francês Guy Forget selecionou Jo-Wilfried Tsonga, Gaël Monfils, Michael Llodra, Julien Benneteau e Richard Gasquet.
Já a Alemanha, dona de três taças, a última foi ganha em 1993, não contará com o veterano Tommy Haas. O capitão Patrick Kuhnen chamou Philipp Kohlschreiber, Benjamim Becker, Simon Greul e Christopher Kas.
Rússia x Índia (Local: Moscou (RUS). Tipo de quadra: Sintético coberto).
Campeã em 2002 e 2006, a Rússia quer manter a escrita de levantar a taça de quatro em quatro anos. No entanto, a equipe capitaneada por Shamil Tarpischev enfrenta a Índia com uma grande dúvida. Lesionado no pulso esquerdo, Nikolay Davydenko ainda não tem presença garantida. Além do atual sexto melhor do mundo, a armada russa tem Mikhail Youzhny, Teimuraz Gabashvili e Igor Kunitsyn.
Com uma equipe muito experiente, a Índia espera surpreender em Moscou. Confiando na forte dupla dos veteranos Leander Paes e Mahesh Bupathi, o capitão Shiv Prakash Misra, conta também com os simplistas Somdev Devvarman e Rohan Bopanna.
Suécia x Argentina (Local: Estocolmo (SUE). Tipo de quadra: Sintético coberto).
Liderada pelo ex-tenista Thomaz Enqvist, a Suécia conta com a boa forma do top 10 Robin Sodelring para avançar de fase na Copa Davis. Heptacampeão da competição, o time sueco ainda conta com Andreas Vinciguerra, Simon Aspelin e Robert Lindsted.
Muito desfalcada, a Argentina está a espera de um milagre para alcançar a segunda fase. Sem Juan Martin Del Potro, David Nalbandian e mais recentemente, Juan Monaco, nossos hermanos, liderados pelo técnico Tito Vasquez mandará uma equipe bem jovem para o confronto. O capitão chamou para o duelo, Leonardo Mayer, Horacio Zeballos, Eduardo Schwank e o juvenil Federico Delbonis.
Croácia x Equador (Local: Varazdin (CRO). Tipo de quadra: Sintético coberto).
Com uma das equipes mais fortes dos últimos tempos, a Croácia espera se impor logo contra o Equador, e fechar o duelo nos dois primeiros dias. Liderados pelo embalado Marin Cilic, o time croata, campeão em 2005, vem escalado pelo capitão Goran Prpic, com o gigante Ivo Karlovic e os reservas Ivan Dodig e Antonio Veic.
Algoz do Brasil na repescagem para o Grupo Mundial, o Equador conta com a força dos irmão Lapentti para se manter na elite da competição. Além de Nicolas e Giovanni, a equipe do capitão Raul Viver ainda tem os jovem Ivan Endara e Julio Cezar Campozano.
Sérvia x EUA (Local: Belgrado (SER). Tipo de quadra: Saibro coberto).
Sem Federer e Nadal na competição, a Sérvia terá o principal tenista na disputa da primeira fase da Davis. Atual vice-líder do ranking mundial, Novak Djokovic é a grande aposta do capitão Bogdan Obradovic para o País superar os Estados Unidos. Além de Nole, a forte equipe sérvia contará com Viktor Troicki, Janko Tipsarevic e Nenad Zimonjic.
Maior campeão da história da Davis, com 32 conquistas, os Estados Unidos não vem com força máximo para o confronto em Belgrado. Lesionado, seu principal tenista, Andy Roddick será desfalque. Com isso, o time do capitão Patrick McEnroe, jogará suas fichas em Sam Querrey, John Isner, nas simples, e nos irmãos Bob Brian e Mike Brian, nas duplas.
Chile x Israel (Local: Coquimbo (CHI). Tipo de quadra: Saibro).
Com o recente terremoto que atingiu a Zona Centro-Sul do Chile, e que vitimou, por enquanto, quase 800 pessoas, o duelo entre Chile e Israel ainda é uma icógnita. No entanto, como a ITF ainda não manifestou qualquer tipo de suspensão do confronto, as duas equipes seguem treinando firme para o embate. Depois de muitas negociações em relação as cotas para os jogadores, o Chile, capitaneado pelo técnico Hans Gildemeister terá a presença do top 10 Fernando Gonzalez. Além dele, o veterano Nicolas Massu e os jovens Paul Capdeville e Jorge Aguilar formam o time.
Sempre figurando entre os países no grupo principal, Israel também já está definida para o duelo. O capitão, Eyal Ran, convocou os simplistas Dudi Sela e Harel Levy, além da forte dupla Jonathan Erlich e Andy Ram.
Bélgica x República Tcheca (Local: Bree (BEL). Tipo de Quadra: Saibro coberto).
Sob a batuta do capitão Reginal Willems, a Bélgica contará com um time experiente e, sobretudo, o apoio da torcida para tentar bater a forte armada tcheca. O treinador chamou para o confronto os irmão Rochus, Olivier e Christophe, além de Xavier Malisse e Steve Darcis.
Vice-campeã no ano passado, a República Tcheca quer melhorar ainda mais sua posição na Davis 2010. Por conta disso, o técnico Jaroslav Navratil manteve a equipe da temporada passada. O time será representado por Tomas Berdych, Radek Stepanek, Jan Hajek e Lukas Dlouhy.
Zonal Americano - Mas se a maioria dos países ficarão de olho no que acontece na elite do tênis mundial, o Brasil terá que ter uma atenção especial com o que acontece na América Latina. Isso porque, além do Grupo Mundial, acontecerá a última fase do Zonal Americano, que definirá o adversário do Brasil na repescagem. Nosso adversário saíra do confronto entre República Dominicana e Uruguai, que acontecerá em Santo Domingo. O time da casa tem como principal tenista o experiente Victor Estrella, enquanto os uruguaios confiam no talentoso Pablo Cuevas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário