Powered By Blogger

domingo, 19 de setembro de 2010

Copa Davis: Brasil cede virada e permanece fora da elite

O tênis brasileiro vai ficar mais uma dolorosa temporada fora da elite do Grupo Mundial da Copa Davis. O time nacional acabou derrotado nas duas últimas partidas de simples, neste domingo, no confronto diante a Índia, em Chennai. Mesmo com jogadores de ranking menores, os indianos conseguiram virar o placar e fechar o duelo em três a dois.

Precisando de apenas um triunfo nas duas últimas partidas de simples, os paulistas Thomaz Bellucci (foto) e Ricardo Mello não conseguiram confirmar seus favoritismos. Melhor tenista do País no circuito, Bellucci acabou não suportando o forte calor em Chennai e abandonou a partida diante Somdev Devvarman, quando perdia por 7/6 e 4/0.

Com o duelo empatado, coube a Ricardo Mello a responsabilidade de marcar o ponto decisivo para o Brasil. No entanto, o experiente campineiro sucumbiu a pressão e sofreu uma dura derrota diante o veterano Rohan Bopanna, que sequer vem disputando o circuito de simples. Jogando com a torcida, Bopanna anotou três a zero, parciais de 6/3, 7/6 e 6/3.

O Brasil não disputa o Grupo Mundial da Copa Davis desde 2003. Agora, o País terá que aguardar o sorteio que definirá seu próximo adversário para novamente buscar vaga na repescagem da elite.

sábado, 18 de setembro de 2010

Copa Davis: Índia vence nas duplas e adia sonho brasileiro


O Brasil vai ter que esperar até este domingo para saber se voltará ao Grupo Mundial da Copa Davis 2011. Neste sábado, o time nacional acabou derrotado na partida de duplas do duelo contra a Índia, em Chennai. Representados pelos mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares (foto), a esquadra verde-e-amarela não resistiu a experiência dos indianos Mahesh Bhupathi e Leander Paes, três sets a zero, parciais de 6/4, 7/6 (5) e 6/1.
Neste domingo, o Brasil precisará vencer uma das duas partidas de simples do confronto. Os jogos serão Thomaz Bellucci contra Somdev Devvarman e Ricardo Mello versus Rohan Bopanna. O Brasil está fora da elite da Copa Davis desde 2003.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

BH Open: challenger mineiro terá final Brasil x Argentina

Depois de uma quinta-feira brasileira no challenger de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com as classificações de Rogério Dutra Silva e Rodrigo Guidolin para as semifinais, esta sexta-feira foi de festa para o tênis argentino. No outro canto da chave, dois atletas do País garantiram vagas para a penúltima fase da competição. Facundo Bagnis (foto) e Facundo Arguello venceram seus jogos e vão buscar a final neste sábado.

Para chegar a semifinal, Bagnis derrotou o paulista Ricardo Hocevar. Sem dar chances ao brasileiro, ele marcou duplo 6/3. Seu próximo adversário, Arguello também não precisou suar muito para bater Leonardo Kirche. Ele anotou dois sets a zero, em 6/3 e 6/4.

Copa Davis: derrotado, Nalbandian critica capitão da Argentina

Principal nome da equipe argentina no duelo contra a França, em Lyon, pelas semifinais da Copa Davis, David Nalbandian (foto), que saiu derrotado na partida de simples diante Gael Monfils, nesta sexta-feira, criticou abertamente as escolhas do capitão portenho Tito Vasquez para o confrontro.

Na entrevista coletiva após sua partida, Nalbandian declarou que Tito errou ao escalá-lo no segundo jogo, contra Monfils, e não na partida inicial, que seria diante Michael Llodra. Para o tenista, ele teria mais condições de vencer o segundo oponente, do que seu companheiro de time, Juan Monaco, que também saiu derrotado.

Sem querer polemizar o caso, Tito Vasquez garantiu que as escolhas já estavam definidas desde a última quarta-feira, e que a única surpresa foi a escolha do capitão francês Guy Forget, por Llodra, ao invés de Gilles Simon. Com as duas vitórias da França, a equipe argentina terá que vencer todos os três jogos restantes da série para se classificar a decisão da Davis.

Copa Davis: França abre 2 a 0 na Argentina. Sérvia e República Tcheca empatam

A França deu um importante passo para voltar a decisão da Copa Davis. Nesta sexta-feira, a esquadra comandada pelo capitão Guy Forget venceu os dois primeiros duelos de simples no confronto diante a Argentina, pelas semifinais da competição, que está sendo realizada em Lyon. Michael Llodra e Gael Monfils (foto) foram os responsáveis por deixarem os "Bleus" na frente.
O primeiro a entrar em quadra foi Llodra. Contando com o apoio do público e com seu bom jogo de rede, o atleta bateu o argentino Juan Monaco, por três sets a um, parciais de 7/5, 4/6, 7/5 e 6/3. Já no duelo mais esperado do dia, Gael Monfils fez a festa da torcida ao bater o sempre perigoso David Nalbandian. Impecável, ele também anotou três a um, em parciais de 6/4, 2/6, 6/4 e 6/3.
Agora, a equipe francesa necessita de apenas mais um triunfo para chegar a decisão. Esse ponto poderá acontecer neste sábado, quando teremos a partida de duplas.

Tudo igual - Já no outro duelo de semifinal, Sérvia e República Tcheca terminaram empatados no primeiro dia de disputa, na cidade de Belgrado. O primeiro ponto do confronto foi tcheco, com Radek Stepanek derrotando Viktor Troicki. Para salvar os donos da casa, Janko Tipsarevic bateu Tomas Berdych fechando a sexta-feira em 1 a 1.

Copa Davis: em nova batalha, Mello vence e deixa Brasil perto do Grupo Mundial


O Brasil está cada vez mais perto de voltar ao Grupo Mundial da Copa Davis, depois de sete anos. Logo após a heroíca vitória de Thomaz Bellucci contra Rohan Bopanna, na primeira partida do duelo Brasil e Índia, pela repescagem para a elite da competição, foi a vez do também paulista Ricardo Mello (foto) suar muito para marcar o segundo ponto brasileiro em Chennai. Em quase 4h10 de partida, o atleta de Campinas superou o indiano Somdev Devvarman, por três sets a dois, parciais de 4/6, 6/2, 6/7 (3), 6/2 e 6/4.
Com isso, o Brasil abriu o primeiro dia de disputa com importantes dois a zero no placar. Para avançar de fase na competição, o time nacional precisa de apenas mais uma vitória, em teóricas três partidas que ainda restam no confronto. A classificação poderá vir já neste sábado, no jogo de duplas, no qual os mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares enfrentarão os experientes Mahesh Bhupathi e Leander Paes. A última vez que o Brasil participou do Grupo Mundial da Copa Davis foi em 2003, ainda com Gustavo Kuerten e Fernando Meligeni como atletas principais.

BH Open: Rogerinho e Guidolin fazem semifinal brasileira em Minas

O Brasil tem garantido pelo menos um tenista na grande decisão do challenger de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Os paulistas Rogério Dutra Silva (foto) e Rodrigo Guidolin venceram suas partidas na noite desta última quinta-feira e agora se enfrentarão em uma das semifinais do torneio.

Atual 238º do ranking mundial, Rogério precisou superar uma verdadeira batalha para bater o argentino Marco Trungelitti. Em um duelo muito equilibrado, ele marcou dois sets a um, parciais de 7/5, 4/6 e 7/6 (2). Aos 26 anos, esta é a segunda semifinal que ele disputa nesta temporada em eventos challengers. A primeira foi em Brasília, no Distrito Federal. Na carreira, Rogerinho tem como melhor desempenho uma final deste nível, em Blumenau, Santa Catarina, no ano passado, mas acacabou perdendo o título para o gaúcho Marcelo Demoliner.

Já Guidolin segue como a grande surpresa do BH Open. Saído do qualifyng, ele vem superando favoritos atrás de favoritos. Sua última travessura foi diante o paulista Júlio Silva, então, principal favorito ao título. De virada, Rodrigo anotou dois sets a um, parciais de 6/7 (5), 7/5 e 6/4.

Nesta sexta-feira acontecerá a definição dos outros dois semifinalistas do torneio. Em duelos Brasil x Argentina, Ricardo Hocevar pega Facundo Arguello, enquanto Leonardo Kirche medirá forças diante Facundo Bagnis.

Copa Davis: Bellucci vira maratona de 4h30 e marca primeiro ponto do Brasil

Bem mais difícil do que se esperava, o paulista Thomaz Bellucci (foto) precisou suar, e muito, a camisa para marcar o primeiro ponto do Brasil no confronto diante a Índia, em Chennai, pela repescagem para o Grupo Mundial da Copa Davis 2011. Jogando diante o indiano Rohan Bopanna, apenas número 479 do ranking, o brasileiro reverteu o placar, salvou três match points, e fechou o jogo em três sets a dois, parciais de 6/7 (2), 7/6 (7), 7/5, 4/6 e 10/8, em 4h28 de partida.

Com o resultado, o Brasil sai na frente dos indianos no placar com 1 a 0. Ainda nesta sexta-feira haverá o segundo confronto de simples, entre o paulista Ricardo Mello e o principal atleta da Índia, Somdev Devvarman. No sábado, acontecerá o duelo de duplas. Os mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares encaram os veteranos Leander Paes e Mahesh Bhupathi.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Itapema: brasileiras vão para semifinais em Santa Catarina

Três brasileiras estão nas semifinais do ITF de Itapema, em Santa Catarina. Nesta quinta-feira, Roxane Vaisemberg (foto), Nathalia Cheng e Natasha Lotuffo venceram suas partidas de quartas-de-final e permanecem na competição.
Designada como segunda cabeça-de-chave do torneio, a paulista Roxane Vaisemberg não teve nenhuma dificuldade para avançar de fase. Ela derrotou a juvenil Carla Forte, por dois sets a zero, parciais de 6/0 e 6/1. Tentando alcançar sua quarta decisão na temporada, ela terá agora pela frente Natasha Lotuffo, que surpreendeu a cabeça 3, Nathalia Rossi.
Já Nathalia Cheng continuou superando favoritas para chegar as semifinais. Depois de eliminar a cabeça 1, Maria Fernanda Alves, foi a vez da sétima melhor colocada da chave, Gabriella Costa Silva sentir o bom momento vivido pela paulista. Sua próxima adversária será a equatoriana Marie Elise Casares.

Recife: Siggia, Slonik e Neis vão para as quartas-de-final

Três brasileiros garantiram acessos as quartas-de-final do future do Recife, em Pernambuco. O paulista Ricardo Siggia (foto), o paranaense Tiago Slonik e o gaúcho Fabrício Neis venceram suas partidas e avançaram no torneio.

Na condição de quarto favorito ao título, Siggia não tomou conhecimento do ainda juvenil Gabriel Pereira, de apenas 17 anos. Mais experiente, ele venceu por dois sets a zero, parciais de 6/0 e 6/4. Na próxima fase, seu adversário será justamente Tiago Slonik, que eliminou o chileno Javier Muñoz, em duplo 6/4.

O último brasileiro a triunfar no dia foi Fabrício Neis. Cabeça 7, ele derrotou o curitibano Valter Mori Filho, por dois sets a zero, 6/1 e 7/6 (5). Seu próximo adversário sairá do vencedor do duelo entre o brasileiro Caio Silva e o argentino Juan Pablo Villar, segundo favorito da chave.

Off Court: Clijsters recebe certificado do Guinness Book


Dias depois de conquistar o tricampeonato do Aberto dos Estados Unidos, a tenista belga Kim Clijsters (foto) recebeu mais uma importante marca na carreira. A atleta foi certificada pelo Guinness Book, Livro dos Recordes, por ter participado da partida de tênis com maior número de espectadores na história do esporte.
A partida recorde aconteceu no último dia 8 de julho, no Estádio Rei Balduíno, em Bruxelas, e reuniu 35.681 pessoas, para assistirem a exibição entre Clijsters e a norte-americana Serena Williams, no qual a belga saiu vencedora.

Off Court: Myskina dá á luz ao segundo filho

A ex-tenista russa Anastasia Myskina (foto) se tornou mãe pela segunda vez. A ex-atleta, campeã de Roland Garros, em 2004, deu á luz a um menino, há duas semanas. Aposentada desde 2007, atualmente ela trabalha como comentarista de um canal de TV local. Aos 29 anos, Myskina já era mãe de um filho, Zhenya, de dois anos.

Darwin: Ana Clara perde e dá fim a série invicta

Acabou a série invicta de seis vitórias da carioca Ana Clara Duarte (foto) em torneios na Austrália. Depois de faturar o título em Cairns, e vencer o primeiro jogo no ITF de Darwin, ela acabou derrotada pela a japonesa Kumiko Iljima, por dois sets a zero, parciais de 6/4 e 7/5.
No entanto, a turnê de Ana Clara pela terra dos cangurus ainda está longe do fim. Ela ficará disputando torneios pelo País até o final de outubro. A próxima missão da carioca será em Alice Springs.

Copa Davis: Bellucci abre confronto contra a Índia

Já está definida as ordens dos jogos do confronto Brasil e Índia, que começa nesta sexta-feira, em Chennai, pela repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis 2011. Melhor tenista do País no circuito, o paulista Thomaz Bellucci (foto) será o nosso primeiro representante a entrar em quadra, por volta das 3h, horário de Brasília. Seu adversário será o experiente Rohan Bopanna, que atualmente dá preferância a carreira aos torneios de duplas.

Logo após, o segundo brasileiro a jogar será o também paulista Ricardo Mello. Número 75 da ATP, ele medirá forças contra a principal esperança local, Somdev Devvarman, número 113º da classificação. No sábado, haverá a partida de duplas em que os mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares enfrentarão os veteranos Mahesh Bhupathi e Leander Paes. No domingo, acontecerão as últimas partidas de simples, com os confrontos do primeiro dia invertidos.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

BH Open: brasileiros vencem e avançam as quartas-de-final

A quinta-feira no challenger de Belo Horizonte, em Minas Gerais, foi muito proveitosa para o tênis brasileiro. Nada menos que cinco atletas do País venceram seus jogos e garantiram vagas nas quartas-de-final do evento. Júlio Silva (foto), Ricardo Hocevar, Rogério Dutra Silva, Leonardo Kirche e Rodrigo Guidolin continuam vivos na disputa.

Cabeça-de-chave número 8, Júlio Silva teve muito trabalho para superar o carioca Fernando Romboli. Em uma partida muito equilibrada, ele anotou dois sets a um, parciais de 6/2, 2/6 e 6/3. Na luta pela semifinal, seu próximo adversário será o surpreendente paulista Rodrigo Guidolin. Saído do qualifyng, ele venceu sua segunda partida na chave principal diante o chileno Jorge Aguilar, então, quarto favorito da competição.

Quem também eliminou um cabeça-de-chave foi Rogério Dutra Silva. Em duplo 7/6, ele bateu o argentino Juan Pablo Brzezicki, quinto favorito da chave. Agora, ele terá outro argentino pela frente, Marco Trungelitti.

No outro canto da chave, Ricardo Hocevar e Leonardo Kirche também fizeram bonito na capital mineira. Enquanto Ricardinho avançou a vencer o conterrâneo André Miele, Kirche completou o dia de triunfos do País ao bater o argentino Andres Molteni.

Recife: Daniel Silva vai as quartas em Pernambuco

O paulista Daniel Silva (foto) garantiu vaga nas quartas-de-final do future do Recife, em Pernambuco. Sem dificuldades, ele passou pelo amazonense Charles Costa, por dois sets a zero, parciais de 6/3 e 6/2. Terceiro cabeça-de-chave da competição, Danielzinho enfrentará agora o argentino Cristian Benedetti, que eliminou o chileno Juan Carlos Saez.
Outro brasileiro que avançou de fase foi Danilo Ferraz. O paulista bateu o conterrâneo João Pedro Sorgi, por duplo 6/4. Por uma vaga na semifinal, seu próximo adversário será o argentino Juan Pablo Amado, principal favorito, e que tirou o também paulista Andrew Lauret.

Off Court: Jie Zheng operará punho e só volta em 2011

Segunda melhor tenista da China no circuito mundial, Jie Zheng (foto), atual 23ª colocada na tabela da WTA, não jogará mais nesta temporada. O motivo de seu afastamento, é que a atleta passará por uma cirurgia no punho esquerdo, e ficará de molho por um período de três a seis meses. Aos 27 anos, Zheng teve como destaque em 2010 a semifinal do Aberto da Austrália, sendo derrotada pela belga Justine Henin.

Darwin: Ana Clara vira e mantém sequência de vitórias na Austrália


Campeã do ITF de Cairns, na semana passada, a carioca Ana Clara Duarte (foto) segue embalada em terras australianas. A jovem tenista brasileira emplacou sua sexta vitória consecutiva ao estrear com mais um triunfo, agora pelo ITF de Darwin. Em uma partida muito disputada, ela precisou suar a camisa para reverter o placar diante a polonesa Sandra Zaniewska, por dois sets a um, parciais de 4/6, 6/3 e 6/3. Classificada para as oitavas-de-final, Ana Clara enfrentará agora a japonesa Kumiko Iljima.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Recife: argentinos fazem a festa na primeira rodada

O complemento da primeira rodada, nesta terça-feira, pelo future do Recife, em Pernambuco, foi bem proveitoso para o tênis argentino. Três atletas do País avançaram para a próxima fase da competição. Juan Pablo Amado (foto), Juan Pablo Villar e Cristian Benedetti venceram suas partidas e asseguraram vagas nas oitavas-de-final.
Cabeça-de-chave número 1 do torneio, Amado bateu o qualifier italiano Vittorio Rubino, em duplo 6/3. Seu próximo adversário será o paulista Andrew Lauret. Outro "hermano" que avançou de fase foi Villar, segundo favorito. Ele passou por Caio Silva, e agora terá pela frente o carioca Fabiano de Paula.
Por fim, outro jogador portenho, Cristian Benedetti, também se classificou ao derrotar de virada o paulista Diego Matos. Agora, ele enfrentará o chileno Juan Carlos Saez.

BH Open: Fernandes perde para argentino e dá adeus

Convidado da organização do torneio, o alagoano Tiago Fernandes (foto) não conseguiu passar da estréia no challenger de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Maior promessa do tênis brasileiro dos últimos anos, ele caiu diante o argentino Facundo Bagnis, por dois sets a zero, em duplo 6/2.
Aos 17 anos, Tiago vem alternando o circuito profissional com o juvenil. Atualmente ele ocupa a 664ª colocação no ranking da ATP.

BH Open: Hocevar bate Feijão. Julinho avança e Zampieri perde

No principal duelo nacional da primeira rodada do challenger de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o paulista Ricardo Hocevar (foto) levou a melhor sobre o conterrâneo João Olavo Souza, o Feijão. De virada, o atual número 240 do mundo aplicou dois sets a um, parciais de 5/7, 6/4 e 6/4. Classificado para as oitavas-de-final, ele enfrentará outro tenista do País, o também paulista André Miele, que bateu o convidado Gabriel Dias.
Outro brasileiro que se garantiu na segunda fase do BH Open foi Júlio Silva. Embalado pelo bom tênis apresentado nas últimas semanas, ele bateu o chileno Guillermo Rivera, por 7/5 e 6/3. Nas oitavas, seu adversário será o brasiliense Eládio Ribeiro Neto, que passou pelo carioca Fernando Romboli.
Quem não conseguiu vencer na estréia foi Caio Zampieri. O paulista levou uma dura virada para cima do argentino Facundo Arguello, que aplicou dois a um, 1/6, 6/3 e 6/2. O portenho jogará agora contra o carioca naturalizado sueco Cristian Lindell, que venceu o uruguaio Marcel Felder.

Ranking WTA: Serena mantém liderança. Clijsters cai e Zvonareva sobe

Mesmo sem jogar desde o título de Wimbledon, na Inglaterra, por conta de lesões nos pés, a norte-americana Serena Williams (foto) manteve a liderança do ranking mundial, divulgada pela WTA nesta terça-feira. A atleta foi beneficiada pela eliminação da dinamarquesa Caroline Wozniacki na semifinal do Aberto dos Estados Unidos. A européia, que defendia pontos por ter chegado a decisão do evento no ano passado, passaria Serena em caso de título em Nova Iorque.

Entre as top 10 do circuito, a principal mudança ficou por conta da subida da russa Vera Zvonareva. Vice-campeã do US Open, ela saltou quatro posições e agora ocupa o quarto posto. Campeã em Nova Iorque, a ex-número 1 Kim Clijsters, por apenas defender o pontos de 2009, perdeu duas colocações estacionando na quinta posição. Completa o top a irmã mais velha de Serena, Venus Williams. Veja abaixo as 10 melhores da WTA:

01ª - Serena Williams (EUA)
02ª - Caroline Wozniacki (DIN)
03ª - Venus Williams (EUA)
04ª - Vera Zvonareva (RUS)
05ª - Kim Clijsters (BEL)
06ª - Jelena Jankovic (SER)
07ª - Samantha Stosur (AUS)
08ª - Francesca Schiavone (ITA)
09ª - Agnieszka Radwanska (POL)
10ª - Elena Dementieva (RUS)

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Itapema: Nanda Alves vence primeira. Favoritas avançam

Jogando em casa, a catarinense Maria Fernanda Alves (foto) largou bem no ITF de Itapema, em Santa Catarina. Cabeça 1 do torneio, ela venceu na estréia a compatriota Bianca Bonotto, por dois set a zero, em rápidos 6/1 e 6/0. Na próxima rodada sua adversário será a paulista Nathalia Cheng, que bateu a espanhola Natalia Perepadenko, em 7/6 (3) e 6/0.
Outras brasileiras favoritas ao título também estraram bem na competição. Cabeça 3, a paulista Nathalia Rossi passou pela jovem Eduarda Piai, por 6/3 e 6/0. Já a brasiliense Monique Albuquerque, quinta favorita, ganhou de Ana Helena Pinto, também por dois a zero.

BH Open: Guidolin marca primeira vitória brasileira

Vindo do qualifyng, o tenista paulista Rodrigo Guidolin (foto) foi o primeiro tenista do Brasil a avançar no challenger de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Ele passou pelo argentino Pablo Galdon. Na próxima fase, ele enfrentará o talentoso chileno Jorge Aguilar.

Nesta terça-feira, os principais nomes do País na chave irão entrar em quadra. No duelo nacional, o cabeça 3, João Olavo Souza, o Feijão, encara Ricardo Hocevar. Já Júlio Silva terá o chileno Guillermo Rivera-Aranguiz pela frente. Outro destaque será a participação do alagoano Tiago Fernandes, que medirá forças contra o argentino Facundo Bagnis.

Recife: Danielzinho vence. Monteiro leva virada na estréia

Dois dos mais promissores tenistas da nova geração do tênis brasileiro tiveram estreias distintas na primeira rodada do future do Recife, em Pernambuco. Mais experiente, o paulista Daniel Silva (foto), começou vencendo no torneio. Já o ainda juvenil Thiago Monteiro, do Ceará, sofreu uma dura virada e deu adeus a competição.
Tentando retomar a carreira depois de um bom tempo inativo por lesão, Daniel Silva bateu o conterrâneo Thales Levy, por 6/2 e 6/1. Seu próximo adversário na competição será o compatriota Charles Costa.
Já Thiago Monteiro, que disputou apenas sua segunda competição como profissional, parou diante o chileno Juan Carlos Saez, mesmo adversário que ele havia marcado sua primeira vitória na carreira, semana passada, em Fortaleza. Em um jogo muito mais equilibrado, Saez conseguiu reverter o placar depois de levar um "pneu", 6/0, no primeiro set. Depois ele marcou duplo 6/3.

US Open: Nadal fatura primeiro título e entra em seleto grupo "Career Slam"


Depois de uma decisão que parecia não ter mais fim, por causa da chuva que cismava cair em Nova Iorque, o espanhol Rafael Nadal (foto) finalmente levantou sua primeira taça de campeão do Aberto dos Estados Unidos, último Grand Slam da temporada, e único que faltava na carreira do tenista, atual número 1 do ranking mundial.
Nesta segunda-feira, Rafa bateu o sérvio Novak Djokovic, por três sets a um, parciais de 6/4, 5/7, 6/2 e 6/2. Este foi o nono título do espanhol em Grand Slams, seu primeiro do US Open, o que fez com que ele entrasse na história do esporte ao se tornar apenas o sétimo tenista a conquistar o denominado "Career Slam", por ter triunfado nos quatro principais torneios do circuito, o Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e o Aberto dos Estados Unidos.
Aos 24 anos, Nadal também se juntou a nomes como do suíço Roger Federer, do norte-americano Pete Sampras e do australiano Rod Laver, ao vencer três Slams consecutivos. Nesta temporada, o espanhol só não triunfou na Austrália.

Ranking ATP: Bellucci sobe um posto. Mello salta na tabela

Os dois principais brasileiros no ranking mundial da ATP subiram na tabela divulgada pela entidade, nesta segunda-feira. Os paulistas Thomaz Bellucci (foto) e Ricardo Mello aproveitaram quedas de outros atletas e melhoraram suas situações na classificação.

Melhor tenista do País no ranking, Bellucci ganhou uma posição passando da 28ª para o 27º posto. Ele foi beneficiado pela queda brutal do argentino Juan Martin Del Potro, que deixou o top 30 do circuito.

Já Mello apareceu na sua melhor colocação após 5 anos. Ex-top 50 do mundo, ele saltou seis colocações e agora aparace na 75ª posição. Dentre os outros brasileiros, João Olavo Souza, o Feijão, é o terceiro do País, em 138º. Thiago Alves (145º), Marcos Daniel (151º) e Caio Zampieri (195º), completam o top 200.

Ranking ATP: Djokovic ultrapassa Federer. Del Potro despenca

Mesmo sem ainda termos uma definição de quem é o campeão do Aberto dos Estados Unidos, já que, por causa da chuva, a decisão entre Rafael Nadal e Novak Djokovic (foto) foi transferida para esta segunda-feira, o tenista sérvio tem, antecipadamente, um bom motivo para comemorar. No ranking mundial, divulgado pela ATP, o atleta foi confirmado novamente na vice-liderança da classificação, ultrapassando o suíço Roger Federer, que parou na semifinal em Nova Iorque, justamente perdendo para Nole. Enquanto isso, caso Nadal conquiste seu primeiro US Open, ele poderá abrir 2 Grand Slams de vantagem em relação a Novak.
Del Potro despenca - Sem conseguir jogar nesta temporada, e pior, incapaz de defender seu título do Aberto dos Estados Unidos do ano passado, o argentino Juan Martin Del Potro despencou de vez no ranking mundial. Ex-top 5 da classificação ele agora aparece na 34ª colocação da tabela. O atleta deverá rertonar as quadras nesta reta final do circuito.

domingo, 12 de setembro de 2010

Cairns: Ana Clara é campeã na Austrália e será número 1 do Brasil


Ana Clara Duarte (foto) é a mais nova número 1 do Brasil no ranking mundial da WTA. Na madrugada deste domingo, a carioca conquistou seu primeiro título da temporada, o ITF de Cairns, na Austrália. Na grande decisão, ela superou o tailandesa Noppawan Lertcheewakarn por dois sets a um, parciais de 6/3, 3/6 e 6/2.
Com a conquista, Ana Clara somou 50 pontos no ranking mundial, o que lhe valerá um salto de mais de 50 posições na classificação. Atualmente na 350ª colocação na WTA, ela deverá superar seu mais alto ranking na carreira, que foi o 295º posto. Aos 21 anos, Duarte ainda superará a catarinense Maria Fernanda Alves na condição de número 1 do País no circuito.

sábado, 11 de setembro de 2010

US Open: Clijsters atropela Zvonareva e fatura o tri em Nova Iorque


Kim Clijsters (foto) segue reinando em Nova Iorque. Pela terceira vez na carreira, segunda consecutiva, a belga conquistou o título do Aberto do Estados Unidos, quarto e último Grand Slam da temporada. Sem dar chances para o azar, ela atropelou a russa Vera Zvonareva na grande decisão, realizada na noite deste sábado. Bastante sólida e focada, Clijsters aplicou rápidos 6/2 e 6/1 para levantar mais um troféu do US Open.
Ex-número 1 do ranking mundial, Clijsters que voltou no ano passado após duas temporadas de aposentadoria, levantou seu 39º título na carreira. No entanto, mesmo com a conquista, ela deverá perder posições na classificação atual da WTA, já que não somará pontos por defender o triunfo do ano passado. Ela deverá cair da terceira para a quinta colocação, ultrapassada até mesmo por Zvoraneva, que de oitava deverá aparecer no terceiro posto.

BH Open: brasileiros conhecem adversários. Feijão pega Hocevar

Um dos mais tradicionais torneios brasileiros no calendário do circuito mundial, o BH Open, challenger de Belo Horizontes, em Minas Gerais, completa nesta temporada, sua 20ª edição na história. O torneio, que começa segunda-feira, sorteou, neste sábado, a chave de simples.

Repleto de brasileiros na disputa, a partida mais destacada ficou por conta do duelo entre paulistas envolvendo João Olavo Souza (foto), o Feijão, contra Ricardo Hocevar. Outro nome de destaque é do alagoano Tiago Fernandes. Convidado da organização, ele enfrentará o argentino Facundo Bagnis. O cabeça 1 do torneio é o argentino Brian Dabul, que estreará diante o compatriota Andreas Molteni.

US Open: Nadal e Djokovic decidem último Grand Slam


O espanhol Rafael Nadal (esquerda) e o sérvio Novak Djokovic (direita) farão a grande final do Aberto dos Estados Unidos 2010, último Grand Slam da temporada. Neste sábado, os dois tenistas venceram suas partidas de semifinal e garantiram acessos a decisão em Nova Iorque.
Número 1 do mundo e principal favorito ao título do US Open, Nadal atropelou mais um adversário para alcançar a decisão. Pela semifinal, ele bateu o russo Mikahil Youzhny, por três sets a zero, parciais de 6/2, 6/3 e 6/4. Esta é a primeira vez que o espanhol chega a final do torneio. Caso fature a taça, ele entrará no seleto grupo de tenistas que fecharam conquistas nos quatro Grand Slams do circuito.
Seu adversário será o sérvio Novak Djokovic. Jogando um belo tênis durante toda a competição, ele bateu o suíço Roger Federer, por três sets a dois, parciais de 5/7, 6/1, 5/7, 6/2 e 7/5. Com o resultado, ele irá ultrapassar o próprio suíço e retornar a vice-liderança do ranking mundial. Esta será a segunda oportunidade de Nole conquistar o US Open. Anteriormente, ele perdeu final, em 2007.
No confronto direto até o momento são 21 partidas entre Nadal e Djokovic no circuito, com vantagem de 14 a 7 para o espanhol. No entanto, em quadras rápidas, como as do Aberto dos Estados Unidos, Djoko lidera em 7 a 3, tendo vencido as últimas quatro.

Cairns: Ana Clara vence outra e decide título na Austrália


A carioca Ana Clara Duarte (foto) embalou de vez no ITF de Cairns, na Austrália. Na madrugada desta última sexta-feira, ela se classificou para a grande decisão do torneio. Na semifinal, ela venceu a local Tammi Patterson, por dois sets a zero, parciais de 7/6 (3) e 6/2. Tentando levantar sua primeira taça na temporada, Ana Clara terá pela frente a tailandesa Noppawan Lertcheewakarn.
Além da possibilidade do título a final em Cairns resultará em uma outra boa notícia para Ana Clara. Atualmente na 350ª colocação no ranking mundial, com os 34 pontos conquistados até aqui, ela provavelmente assumirá o posto de número 1 do Brasil na WTA, ultrapassando a catarinense Maria Fernanda Alves.
Teliana cai - Já pelo ITF de Buenos Aires, na Argentina, a pernambucana Teliana Pereira parou na semifinal do torneio. Ela caiu diante a local Vanesa Furlanetto, por 6/2 e 6/1.

Fortaleza: Júlio Silva conquista Future cearense

Cabeça-de-chave 1 do Future de Fortaleza, no Ceará, o paulista Júlio Silva (foto) confirmou seu favoritismo e levantou, neste sábado, o título do torneio. Em uma decisão muito equilibradra, Julinho bateu o argentino Cristian Benedetti, por dois sets a um, parciais de 6/2, 2/6 e 6/2. Aos 31 anos, esta foi a 14ª taça conquistada pelo atleta em competições deste nível.

Já pela chave de duplas, o carioca Fernando Romboli, ao lado do uruguaio Marcel Felder foram os campeões. Eles bateram a parceria formada por Diego Matos e André Miele, por dois sets a um, parciais de 7/6 (4), 4/6 e 10/4.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

US Open: Clijsters vira para cima de Venus e busca o tri em Nova Iorque

Os ares de Nova Iorque fazem mesmo muito bem para a tenista belga Kim Clijsters (foto). Bicampeã do Aberto dos Estados Unidos, nesta sexta-feira, ela se classificou para mais uma decisão do Grand Slam norte-americano. Em grande estilo, ela frustrou a torcida local e bateu de virada a queridinha da torcida, Venus Williams, na semifinal. Em um jogo de muitos altos e baixos, Clijsters virou o placar e anotou dois sets a um, parciais de 4/6, 7/6 (4) e 6/4.
Ex-número 1 do mundo, Clijsters tentará defender seu título do ano passado. Além de 2009, ela também foi campeã do US Open em 2005. Sua adversária na decisão será a russa Vera Zvonareva, que surpreendeu a principal favorita, Caroline Wozniacki, da Dinamarca. O duelo também poderá servir de revanche para a belga, que foi derrotada por Zvonareva em Wimbledon.

Off Court: fora da Davis, americano ataca capitão da equipe

Ao saber que não estava na lista de convocados para a equipe dos Estados Unidos, que enfrentará a Colômbia, pela repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis, o tenista norte-americano Donald Young (foto) resolveu chutar o balde. Ex-número 1 do mundo na categoria juvenil e atualmente na 100ª colocação entre os profissionas, o atleta disse não ter entendido os critérios para que o capitão da esquadra nacional, Patrick McEnroe o preterisse do time.

Sua principal indagação em relação a convocação de McEnroe foi por causa de sua escolha após a desistência dos duplistas Mike e Bob Brian da disputa, o que abriria pelo menos mais uma vaga na equipe. O treinador resolveu então chamar o jovem Ryan Harrison, de apenas 18 anos, como experiência. Além de Harrison, foram selecionados para o confronto, Mardy Fish, John Isner e Sam Querrey. O confronto Colômbia e Estados Unidos acontecerá entre os dias 17 e 19 de setembro, em Bogotá. Os jogos serão realizados em quadra de saibro.

Off Court: Gonzalez vai operar joelho e só volta em 2011

Realmente a temporada 2010 do tenista chileno Fernando Gonzalez é para ser esquecida. Ex-top 5 do ranking mundial, ele viveu todo o ano em meio a lesões e fracos desempenhos dentro de quadra. Por conta disso, o atleta anunciou que deverá passar por uma cirurgia no joelho que sofre com problemas de tendinite.
A operação está marcada para outubro, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Depois disso, ele deverá entrar em processo de recuperação, que demorará de seis a nove meses. Caso isso aconteça ele despencará de vez no ranking mundial.

Fortaleza: Julinho bate Felder e pega argentino na final

O paulista Júlio Silva (foto) continua representando bem o tênis brasileiro no future de Fortaleza, no Ceará. Único atleta do País a alcançar a fase semifinal da competição, ele foi além e nesta sexta-feira se classificou para a grande decisão do torneio. Para garantir vaga na final, ele bateu o uruguaio Marcel Felder, por dois sets a um, parciais de 6/3, 0/6 e 6/4.
Cabeça-de-chave número 1 do torneio, Julinho encontrará na decisão o argentino Cristian Benedetti, que passou pelo compatriota Juan Pablo Amado. A partida acontecerá nesta sábado, a partir das 10h30.

US Open: dupla juvenil brasileira é derrotada na semifinal

O sonho do Brasil de pelo menos ganhar um título no Aberto dos Estados Unidos terminou nesta sexta-feira. Última esperança de conquista em Nova Iorque, a dupla juvenil formada pelo alagoano Tiago Fernandes (foto) e pelo gaúcho Guilherme Clezar foi eliminada na semifinal da categoria. Eles acabaram derrotados pelo dueto representado pelo peruano Duilio Beretta e por Roberto Quiroz, do Equador. Com muita tranquilidade, eles anotaram dois sets a zero, parciais de 6/3 e 6/0.

US Open: Zvonareva surpreende Wozniacki e está na final

A russa Vera Zvonareva (foto) vai ter mais uma oportunidade de conquistar um título de Grand Slam na carreira. Finalista em Wimbledon, na Inglaterra, nesta temporada, ela também alcançou, nesta sexta-feira, a decisão do Aberto dos Estados Unidos, ao surpreender a dinamarquesa Caroline Wozniacki, número 2 do mundo e que entrou na competição como a principal favorita.
Mostrando um tênis seguro e muita maturidade nos pontos importantes, Zvonareva não deu menor chance a Wozniacki, que demonstrava abatimento pela sua pouca inspiração. A russa marcou dois sets a zero, parciais de 6/4 e 6/3. Número 8 do ranking mundial e sétima cabeça-de-chave em Nova Iorque, Vera espera agora a vencedora do confronto entre a norte-americana Venus Williams e a belga Kim Clijsters.

US Open: Bryans conquistam nono Grand Slam em Nova Iorque


Principal dupla da história do tênis mundial, os irmãos Bryan, parceria formada pelos norte-americanos Mike e Bob Bryan (foto), venceram mais um Grand Slam para sua incrível coleção de títulos. Nesta sexta-feira, os dois conquistaram mais um Aberto dos Estados Unidos, ao baterem na final a parceria representada pelo indiano Rohan Bopanna e o paquistanês Aisam Qureshi, por dois sets a zero, parciais de duplo 7/6, com 7/5 e 7/4 nos tie-breaks.
Este foi o nono título de Grand Slam conquistado pelos Bryans, sendo o terceiro no US Open. Na carreira, eles já levantaram 65 taças ao todo, sendo a dupla mais vitoriosa da história.

Off Court: campeã de Roland Garros, Schiavone é condecorada na Itália


Primeira atleta italiana a vencer um Grand Slam do circuito profissional de tênis, a tenista Francesca Schiavone (foto), campeã de Roland Garros, foi condecorada, nesta sexta-feira, pelo presidente de seu País, Giorgio Napolitano. Aos 30 anos, Schiavone possui 11 título na carreira, tendo como melhor marca a sétima colocação no ranking mundial.

Off Court: mesmo aposentada, Hingis acerta novo patrocínio

Aposentada das quadras a mais de três anos, a suíça Martina Hingis (foto) segue ainda com seu nome fortemente ligado ao esporte. Ex-número 1 do ranking mundial, ela acertou contrato com a Yonex, marca esportiva japonesa, que disponibilizará roupas e acessórios, para quando a ex-atleta se apresentar em exibições. Na noite da última quinta-feira, em Nova Iorque, Estados Unidos, ao lado da russa Ana Kournikova, ela jogou uma partida de dupla contra os lendários Pat Cash, da Austrália e Matts Wilander, da Suécia.
No início desta semana foi novamente cogitada a hipótese de que Hingis poderia retornar ao esporte para jogar o circuito de duplas. No entanto, a suíça prontamente rechaçou a idéia.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Off Court: Copa Petrobrás é lançada no Chile

Principal circuito de eventos da série challenger da ATP, a Copa Petrobrás de Tênis lançou oficialmente, nesta quinta-feira, o seu calendário para esta temporada. Serão seis torneios em países diferentes da América do Sul. Além do Brasil, que encerrará o circuito, em São Paulo, participarão da Copa: Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Colômbia, que será sede do primeiro evento, em Bogotá, entre os dias 18 e 26 de setembro. Veja abaixo como ficou o calendário da Copa Petrobrás:

1ª Etapa - Bogotá (Colômbia)

2ª Etapa - Montevidéu (Uruguai)

3ª Etapa - Buenos Aires (Argentina)

4ª Etapa - Assunção (Paraguai)

5ª Etapa - Santiago (Chile)

6ª Etapa - São Paulo (Brasil)

Fortaleza: Julinho salva o dia brasileiro no Ceará

Em um dia desastroso para o tênis brasileiro no future de Fortaleza, no Ceará, o experiente paulista Júlio Silva (foto), cabeça 1 da competição, salvou a honra nacional nas quartas-de-final do torneio e assegurou vaga na penúltima fase do evento. Os outros três representantes do País que entrarem em quadra, nesta quinta-feira, os paulistas Daniel Silva e Danilo Ferraz, além do carioca Fernando Romboli, saíram derrotados.

Jogando diante o perigoso argentino Juan Pablo Villar, Julinho impôs sua maior experiência e fechou a partida em tranquilos dois sets a zero, parciais de 6/2 e 6/3. Por uma vaga na final, seu próximo adversário será o uruguaio Marcel Felder, algoz de Fernando Romboli.

A outra semifinal marcará o duelo entre os argentinos Juan Pablo Amado e Cristian Benedetti. O primeiro foi responsável pela eliminação de Daniel Silva, enquanto o segundo bateu Danilo Ferraz.

Cairns: Ana Clara vence a segunda. Teliana avança na Argentina

A carioca Ana Clara Duarte (foto) continua com sua boa campanha no ITF de Cairns, na Austrália. Depois de vence na estréia, nesta quinta-feira, ela se classificou para as quartas-de-final do evento, ao bater a japonesa Kumiko Iljima, por dois sets a zero, parciais de 6/3 e 6/1. Por uma vaga na semifinal, sua próxima adversária será Sascha Jones, da Nova Zelândia, principal favorita ao título.

Buenos Aires - Já na capital argentina, quem estreou vencendo foi a pernambucana Teliana Pereira. Depois de furar o qualificatório, ela derrotou a Tatiana Buá, cabeça 2, por 6/2 e 6/4. Ex-número 1 do Brasil no ranking mundial, ela enfrenta agora a também argentina Sofia Luini.
Foto: Poa Press

US Open: Fernandes e Clezar na semifinal de duplas. Sell e Semenzato perdem

Pelo menos nas duplas, o Brasil manteve seu sonho de título no Aberto dos Estados Unidos juvenil. Horas depois de ter sido eliminado na chave de simples, o alagoano Tiago Fernandes (foto) voltou a quadra, ao lado do catarinense Guilherme Clezar para despachar a parceria formada pelo bósnio Damir Dzumhur e o croata Mate Pavcic. Ele anotaram dois sets a um, parciais de 6/4, 3/6 e 10/6.

Por uma vaga na grande decisão do US Open, Fernandes e Clezar enfrentarão a dupla peruana Duilio Beretta e Roberto Quiroz, que entraram no torneio como cabeças-de-chave número 3.

Já a parceria formada por Karuê Sell e Bruno Semenzato deram adeus. Eles foram derrotados pelos europeus Oliver Golding, da Grã-Bretanha e Jiri Vesely, da República Tcheca.

Off Court: por Twitter, Ronaldo, Meligeni, Guga e Verdasco marcam desafio

Uma brincadeira no Twitter pode virar um curioso desafio de tênis no futuro. Fã do esporte, o atacante Ronaldo (foto), ex-campeão do mundo com a seleção brasileira e que atualmente defende as cores do Corinthians, fez questão de enaltecer a incrível vitória de virada do espanhol Fernando Verdasco sobre o compatriota David Ferrer, pelas oitavas-de-final do Aberto dos Estados Unidos. Os dois se conheceram quando o Fenômeno atuava pelo Real Madrid.
Através da página da internet, Ronaldo deixou um recado para Verdasco parabenizando pela superação e dizendo que assistiu toda a partida. Também adepto do Twitter, o ex-tenista Fernando Meligeni, ao ver a mensagem, perguntou ao Fenômeno se ele praticava tênis. Minutos após, o atacante corinthiano propôs um desafio com Fininho e Verdasco.
Para fechar uma possível partida de duplas, Meligeni deu a idéia de chamar nada menos que Gustavo Kuerten, ex-número 1 do ranking mundial, tricampeão de Roland Garros e que também estava na rede. Em uma noite de muita conversa virtual, os quatro concordaram com o desafio, valendo um jantar.

US Open: Tiago Fernandes para em carrasco russo e dá adeus

Assim como aconteceu na disputa dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura, no mês passado, o russo Victor Baluda novamente foi o carrasco do sonho de um título do alagoano Tiago Fernandes (foto) no circuito juvenil. Desta vez, pelas oitavas-de-final do Aberto dos Estados Unidos, o europeu eliminou o brasileiro em dois sets a um, parciais de 6/4, 4/6 e 6/3.
No entanto, Fernandes ainda tem uma possibilidade de conquista em Nova Iorque. Ao lado do gaúcho Guilherme Clezar, eles estão nas quartas-de-final do torneio. Aos 17 anos, Fernandes já foi número 1 do ranking mundial da categoria, e conquistou o título do Aberto da Austrália, em janeiro.