Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Fortaleza: Eládio pega Felder na final

uma semana antes do confronto Brasil x Uruguai, pela Copa Davis, o future de Fortaleza, no Ceará trará uma prévia do grande duelo na decisão da competição. O brasiliense Eládio Ribeiro Neto (foto) e o uruguaio Marcel Felder venceram suas partidas de semifinal e garantiram vagas na final.
Em duelo nacional contra o carioca Fernando Romboli, Eládio manteve o bom ritmo de jogo da semana e marcou dois sets a zero, parciais de 6/3 e 7/5. Já na outra semifinal, Marcel Felder, que será o principal jogador do time uruguaio na Davis, suou para superar o alagoano Tiago Fernandes, melhor tenista juvenil do mundo. Usando da experiência nos pontos decisivos, Felder fechou a partida em dois sets a um, parciais de 6/4, 4/6 e 6/4.

Estoril: Feijão pega juvenil brasileiro no quali. André Sá também joga

Um dos principais destaques do tênis brasileiro nesta temporada, o paulista João Olavo Souza, o Feijão (foto) estreará contra um brasileiro na primeira rodada do qualifyng para o ATP 250 de Estoril, em Portugal. Seu adversário será o juvenil Renato Saad, de apenas 17 anos, e que foi convidado pela organização do evento.

Outro tenista do país na disputa do qualificatório é o mineiro André Sá. Mesmo sendo especialista em duplas, o atleta resolveu se inscrever na competição de simples. Sua estréia será contra o promissor argentino Federico Del Bonis. Quem já tem vaga assegurada na chave principal é o paulista Ricardo Mello, beneficiado pelas desistências do russo Nikolay Davydenko e do italiano Paolo Lorenzi.

Manta: Hocevar perde e está fora da final

Não foi desta vez que Ricardo Hocevar (foto) chegou a uma final na temporada. O paulista perdeu o embalo e acabou eliminado na semifinal do challenger de Manta, no Equador. Seu algoz foi o norte-americano Ryan DeHeart, que bateu o brasileiro por fáceis dois sets a zero, parciais de 6/1 e 6/2. Na grande decisão, DeHeart espera seu adversário que sairá do duelo entre o japonês Go Soeda e o sul-coreano Kyu-Tae Im.

Estoril: Davydenko desiste. Mello entra direto na chave

Ainda sem conseguir se recuperar de uma lesão crônica no pulso, o tenista russo Nikolay Davydenko (foto) anunciou que não será no ATP 250 de Estoril, em Portugal, que irá retornar ao circuito. Número seis do ranking mundial, ele não joga um torneio desde o Masters 1000 de Indian Wells, quando perdeu por W.O na segunda rodada.
Quem acabou beneficiado com a desistência do russo foi o brasileiro Ricardo Mello. Na condição de segundo alternante a uma vaga na chave principal, ele também contou com a saída do italiano Paolo Lorenzi, e assim entrará diretamente na competição, sem precisar passar pelo torneio qualificatório. O ATP 250 de Estoril começa nesta próxima segunda-feira, e terá o suíço Roger Federer como principal favorito.

Off Court: Gonzalez acerta com ex-técnico de Agassi e Hewitt

Sem técnico desde a demissão do argentino Martin Rodriguez, há duas semanas, o tenista chileno Fernando Gonzalez anunciou o nome de seu novo treinador. Em seu site oficial, o atleta confirmou a contratação do experiente australiano Darren Cahill (foto), que já trabalhou com nomes de peso como do norte-americano Andre Agassi e do australiano Lleyton Hewitt.
Eles começarão a trabalhar juntos uma semana antes do início de Roland Garros. Além de Cahill, Gonzalez também anunciou o seu compatriota Ricardo Lara, como preparador físico. Lara já trabalhava com Gonzalez na equipe chilena da Copa Davis.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Fortaleza: Eládio e Romboli na semi. Felder é o adversário de Tiago Fernandes

O Brasil garantiu ao menos uma vaga na grande decisão do future de Fortaleza, no Ceará. O brasiliense Eládio Ribeiro Neto (foto) e o carioca Fernando Romboli, venceram suas partidas e se encontrarão em uma das semifinais da competição.
Jogando diante o principal favorito ao título, o paranaense Alexandre Bonatto, Eládio elevou seu nível de jogo, e não teve problemas para marcar dois sets a zero, parciais de 6/2 e 6/3. Pelo mesmo placar, Fernando Romboli garantiu um brasileiro na final, ao bater o colombiano Sebastian Serrano.
No outro canto da chave, o experiente uruguaio Marcel Felder estragou um pouco a festa brasileira no Ceará. Em uma partida muito disputada, ele bateu o pernambucano José Pereira, por dois sets a um, parciais de 7/5, 3/6 e 6/0. Seu próximo adversário será a promessa nacional Tiago Fernandes, que havia ganho do paulista Ricardo Siggia.
Foto: Andujar Press

Roma: Soares cai na estréia. Melo joga por final na Tunísia

Mesmo jogando ao lado do experiente Mark Knowles, das Bahamas, o brasileiro Bruno Soares (foto), não conseguiu passar da estréia na chave de duplas do Masters 1000 de Roma, na Itália. Eles perderam para a parceria local, formada pelos italianos Potito Starace e Simone Bolelli, que marcaram dois sets a um, parciais de 6/3, 6/7 (5) e 10/3.


Melo na Tunísia - Sem ranking suficiente para disputar o Masters de Roma, o mineiro Marcelo Melo segue firme sua campanha no challenger de Tunis, na Tunísia. Formando dupla com o português Frederico Gil, eles garantiram vaga na semifinal da competição, ao vencerem o dueto representado pelo paquistanês Aisam Qureshi e o indiano Rohan Bopanna. Para chegar a grande decisão, eles terão pela frente o vencedor do duelo entre a dupla Daniel de La Nava, da Espanha e Mehdi Ziadi, da Tunísia, contra o sul-africano Jeff Coetzee e o belga Kristof Vliegen.
Foto: Andujar Press

Fortaleza: Tiago Fernandes na semifinal!

Principal promessa do tênis brasileiro, o alagoano Tiago Fernandes (foto), número um do ranking mundial juvenil, garantiu vaga na semifinal do future de Fortaleza, no Ceará. Nesta quinta-feira, ele derrotou o paulista Ricardo Siggia, por dois sets a um, parciais de 6/3, 2/6 e 6/4.
Esta é a segunda vez na carreira que Tiago alcança a semifinal em torneios do circuito profissional. Aos 17 anos, ele tentará chegar a decisão pela primeira vez. Seu próximo adversário sairá do duelo entre o uruguaio Marcel Felder e o pernambucano José Pereira.
Foto: Andujar press

Manta: Hocevar supera inglês e está na semifinal

O paulista Ricardo Hocevar (foto) está classificado para as semifinais do challenger de Manta, no Equador. Para chegar a penúltima fase da competição, ele precisou superar uma verdadeira maratona de 2h40 para eliminar o inglês James Ward, por dois sets a zero, parciais de 7/6 (5) e 7/6 (8). Por uma vaga na grande decisão, Ricardo espera o adversário que sairá do vencedor do jogo entre o experiente australiano Joseph Sirianni e o norte-americano Ryan DeHeart.

Está será a primeira semifinal de Hocevar na temporada. Atualmente na 192ª colocação na ATP, ele, com o resultado de momento, deverá saltar 10 posições no ranking mundial. Aos 24 anos, ele nunca conquistou um título como profissional.

Roma: Bellucci joga bem, mas perde para Djokovic

Ainda não foi desta vez que Thomaz Bellucci (foto) conseguiu desencantar e vencer um tenista do top 10. Jogando diante o poderoso sérvio Novak Djokovic, segundo colocado da ATP, o brasileiro até que conseguiu fazer frente, mas não foi o suficiente para superar o adversário, pelas oitavas-de-final do Masters 1000 de Roma, na Itália. Muito sólido, Djokovic venceu por dois sets a zero, em duplo 6/4. Na próxima rodada seu adversário será o embalado espanhol Fernando Verdasco, que bateu seu compatriota Guillermo Garcia-Lopez.
Agora Bellucci retorna ao Brasil aonde defenderá o país no confronto contra o Uruguai, pela Copa Davis, em duelo que será realizado em Bauru, São Paulo. Depois, antes da disputa de Roland Garros, ele disputará o Masters 1000 de Madrid, na Espanha e o ATP 250 de Nice, na França.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Manta: Hocevar conta com a sorte e avança no Equador

O paulista Ricardo Hocevar (foto) contou muito com a sorte para se classificar as quartas-de-final do challenger de Manta, no Equador. Em um duelo muito equilibrado contra o alemão Sebastian Rieschick, o brasileiro foi beneficiado com a desistência do rival, quando o embate marcava 6/5 no terceiro set para Hocevar, que havia ganho a primeira parcial por 6/2 e perdido a segunda etapa pelo mesmo placar. Por uma vaga na semifinal, Ricardinho enfrentará o britâncio James Ward, que venceu o local Ivan Endara.
Foto: Globo.com

Fortaleza: Fernandes nas quartas. Bonatto e Romboli também vencem

Melhor juvenil do mundo, o alagoano Tiago Fernandes (foto) segue firme sua campanha no future de Fortaleza, no Ceará. Nesta quarta-feira, a revelação brasileira teve jogo duro, mas conseguiu superar o venezuelano Miguel Cicenia, por dois sets a um, parciais de 6/1, 4/6 e 6/1. Por uma vaga nas semifinais, Tiago medirá forças contra o compatriota Ricardo Siggia, que eliminou o peruano Alvaro Raposo de Oliveira.

Dos principais favoritos ao título, os brasileiros Alexandre Bonatto e Fernando Romboli confirmaram suas condições de cabeças-de-chave. Principal nome do evento, Bonatto contou com o abandono do carioca Carlos Severino no segundo set. O próximo adversário do paranaense será o o brasiliense Eládio Ribeiro Neto, que bateu Gustavo Junqueira de Andrade. Já Romboli, terceiro melhor classificado na competição, atropelou o uruguaio Martin Cuevas, por 6/1 e 6/0. Na próxima fase ele marcará encontro contra o colombiano Sebastian Serrano, algoz do carioca Carlos Oliveira.

Outro brasileiro garantido nas quartas-de-final é o pernambucano José Pereira. Em grande fase, ele superou o venezuelano Luiz Martinez, por dois sets a zero, parciais de 6/1 e 6/3. Na próxima rodada o seu adversário será o experiente uruguaio Marcel Felder, que bateu o paulista Nicolas Santos.

Roma: Bellucci bate gigante americano e tem Djokovic nas oitavas

Thomaz Bellucci (foto) segue sua boa campanha no Masters 1000 de Roma, na Itália. Nesta quarta-feira, pela segunda rodada da competição, o brasileiro teve que superar a potência do saque do gigante norte-americano John Isner, de 2,06 metros, para marcar dois sets a zero, parciais de 7/6 (7) e 7/5, em pouco menos de 2h. Classificado para as oitavas-de-final, Bellucci terá pela frente, nada mais, nada menos, que o sérvio Novak Djokovic, segundo colocado no ranking mundial e que estreou sem problemas, vencendo o francês Jeremy Chardy, por duplo 6/1. Está será a primeira vez que os dois se encontram no circuito.

Off Court: Lopez será pai pela primeira vez

Em meio a disputa do Masters 1000 de Roma, na Itália, o tenista espanhol Feliciano Lopez recebeu a notícia mais importante de sua vida. Namorando a apresentadora de TV, Maria Suarez, há mais de cinco anos, os dois estão a espera do primeiro filho.
De acordo com a imprensa do país, Maria, que foi Miss Espanha em 1996, estaria grávida de até dois meses, o que ainda não foi confirmado pelo casal.

Off Court: Muster se casa pela segunda vez

Um dos mais excêntricos número 1 da história do tênis, o ex-tenista austríaco Thomas Muster (foto), subiu ao altar pela segunda vez. De acordo com a revista Austrian Times, ele se casou, no último final de semana, com sua compatriota Caroline Ofer, de 28 anos, com quem tem uma filha de sete meses, chamada Maxim.
Aos 42 anos, Muster foi campeão de Roland Garros, em 1995, e chegou ao primeiro posto do ranking na temporada seguinte. Aposentado, ele agora disputa torneios de veteranos, além de possuir suas próprias linhas de roupas e vinhos.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Fortaleza: Fernandes surpreende Tiago Lopes. Bonatto também avança

Na condição de número 1 do ranking mundial juvenil, o alagoano Tiago Fernandes (foto) venceu sua primeira partida no circuito profissional em 2010. Disputando o future de Fortaleza, no Ceará, ele conseguiu surpreender o paulista Tiago Lopes, quarto favorito ao título do torneio. Por dois sets a zero, parciais de 6/4 e 6/3, Fernandes garantiu classificação para as oitavas-de-final. Na próxima rodada seu adversário será o venezuelano Miguel Cicenia, que venceu o brasileiro Wilson Leite.

Outro brasileiro que largou bem em Fortaleza foi o paranaense Alexandre Bonatto. Principal favorito ao título do torneio, ele não teve problemas para marcar 6/4 e 6/1 em cima do português Gonçalo Pereira. Na próxima fase, Bonatto terá pela frente o carioca Carlos Severino. Outro tenista do país que triunfou na rodada foi José Pereira. O pernambucano, campeão do future de Bauru, em São Paulo, passou pelo gaúcho Fabrício Neis. Seu próximo rival é o venezuelano Luis Martinez.

Fortaleza: Brasileiros avançam no Ceará

Seis tenistas do Brasil confirmaram classificação para a segunda rodada do future de Fortaleza, no Ceará. Cabeça-de-chave número três da competição, o carioca Fernando Romboli não tomou conhecimento do compatriota Danilo Ferraz e aplicou rápidos 6/2 e 6/3. Outro atleta do Rio de Janeiro classificado é o experiente Carlos Severino, que bateu Bruno Semenzato.

Quinto favorito ao título, o brasiliense Eládio Ribeiro Neto vence o mexicano Luis Diaz-Barriga e agora marcará encontro contra o compatriota Gustavo Junqueira de Andrade, que derrotou o juvenil Bringel Figueiredo.

Os dois últimos brazucas a garantirem vagas nas oitavas-de-final foram Carlos Oliveira, que venceu o chileno Victor Morales, e o paulista Nicolas Santos que atropelou o convidado Vicenzo Primerano. As duas baixas aconteceram com os favoritos Rafael Camilo e Daniel Silva.

Manta: Hocevar vence na primeira rodada

O paulista Ricardo Hocevar (foto) estreou com vitória no challenger de Manta, no Equador. Atual 192º do ranking mundial e na condição de sexto cabeça-de-chave do torneio, ele venceu o norte-americano Brendan Evans, de virada, por dois sets a zero, parciais de 3/6, 6/1 e 6/4. Na próxima rodada Ricardinho terá pela frente o alemão Sebastian Rieschick, que venceu o espanhol Guillermo Olaso.

Roma: Bellucci larga com vitória na Itália

Mesmo sem apresentar seu melhor jogo, o brasileiro Thomaz Bellucci (foto) estreou com vitória no Masters 1000 de Roma, na Itália. Jogando contra o argentino Leonardo Mayer, ele esteve muito irregular, mas acabou derrotando o adversário em dois sets a um, parciais de 6/4, 3/6 e 6/1. Classificado para a segunda rodada, Bellucci terá pela frente o norte-americano John Isner, um dos principais sacadores do circuito, mas que não tem o piso de saibro como seu favorito.

Roma: Federer vacila e perde para Gulbis na estréia

O início da temporada do suíço Roger Federer no saibro não foi como esperado. Pela segunda rodada do Masters 1000 de Roma, o número 1 do ranking mundial foi surpreendido e acabou derrotado pelo letão Ernerst Gulbis (foto), logo em sua partida de estréia na competição. Mostrando apatia e uma certa soberba, Federer deixou Gulbis virar o placar em dois sets a um, e fechar o jogo por 2/6, 6/1 e 7/5.

Nas oitavas-de-final Gulbis terá pela frente o vencedor do duelo entre o italiano Filippo Volandri e o francês Julien Benneteau. A próxima missão de Federer no saibro será no ATP de Estoril, em Portugal, onde foi campeão em 2008. O torneio começa nesta próxima segunda-feira.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Juvenil: Tiago Fernandes faz história e celebra número 1!


O tênis brasileiro ganhou um presente nesta segunda-feira. Como se era esperado, finalmente chegou a vez do alagoano Tiago Fernandes (foto) assumir a liderança do ranking mundial juvenil da ITF. Campeão do Aberto da Austrália, no início do ano, o brasileiro ultrapassou o francês Gianni Mina, que defendia muitos pontos do ano passado.


Esta é a primeira vez que um brasileiro chaga ao topo do ranking na categoria juvenil. O melhor até então era o paulista Nicolas Santos, segundo colocado em 2006. Aos 17 anos, Tiago Fernandes agora começa a se aventurar nos torneios profissionais. Nesta semana, ele estará na disputa do future de Fortaleza, no Ceará. Na estréia, o pupilo do técnico Larri Passos terá pela frente o perigoso Tiago Lopes.


Ranking ATP: Brasil com três no top 100!

Depois de longos oito meses, o tênis brasileiro voltou a ter três representantes no seleto grupo do top 100 mundial. Em ranking semanal divulgado pela ATP, nesta segunda-feira, o campineiro Ricardo Mello (foto), se juntou ao paulista Thomaz Bellucci e ao gaúcho Marcos Daniel.

Vice-campeão do challenger de Curitiba, no último domingo, Mello retornou ao top 100 depois de quase cinco anos. Ele deu um salto de 11 posições em relação a semana passada, e agora aparece em 92º. Tanto Bellucci, quanto Daniel, também subiram na tabela. Quadrifinalista do ATP 500 de Barcelona, Bellucci voltou ao top 30, ocupando a 28º colocação. Já Daniel, que chegou a semifinal no Paraná, e venceu o challenger de Blumenau, na semana passada, ganhou mais três postos e agora é o 90º.

Em relação aos outros brasileiros, continuam no Top 200 os paulistas Thiago Alves (116), João Olavo Souza (118), Júlio Silva (150) e Ricardo Hocevar (192). Campeão do future de Bauru, há duas semanas, o pernambucano José Pereira foi o que ganhou posições na tabela, 107, saltando para a 565ª colocação.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Barcelona: Bellucci derruba Garcia-Lopez e tem Ferrer nas quartas

O paulista Thomaz Bellucci (foto) segue vivo com sua campanha no ATP 500 de Barcelona, na Espanha. Nesta quinta-feira, ele garantiu vaga nas quartas-de-final do torneio ao vencer o espanhol Guillermo Garcia-Lopez, por dois sets a zero, em duplo 6/4. Pela semifinal, Bellucci terá pela frente o sempre periogoso espanhol David Ferrer, 17º do mundo, e que bateu o italiano Simone Bolelli. Bellucci e Ferrer já se enfrentaram nesta temporada, no ATP de Acapulco, no México, com vitória do europeu por dois a zero.
Duplas - Já pela chave de duplas Bellucci não teve o mesmo desempenho. Jogando ao lado do argentino Horacio Zeballos, eles foram eliminados pela forte parceria polonesa, Marcin Matkowsky e Mariusz Fyrstemberg. Os europeus fizeram dois sets a zero, parciais de 6/3 e 7/6 (3).

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Curitiba: Zampieri derruba Delgado e terá Mello pela frente

O paulista Caio Zampieri (foto) conseguiu uma grande vitória, nesta quarta-feira, pelas oitavas-de-final do challenger de Curitiba, no Paraná. Contra o experiente paraguaio Ramón Delgado, o brasileiro manteve o controle do jogo durante toda a partida e venceu por dois sets a zero, parciais de 7/6 (3) e 6/3. Por uma vaga na semifinal, Zampieri medirá forças contra o conterrâneo Ricardo Mello, que mais cedo, derrotou o compatriota Ricardo Hocevar.

Curitiba: Alves bate argentino e tem uruguaio nas quartas

O paulista Thiago Alves (foto) é mais um brasileiro classificado para as quartas-de-final do challenger de Curitiba, no Paraná. Depois de Ricardo Mello, que derrotou o compatriota Ricardo Hocevar, Alves garantiu vaga na próxima fase ao bater o experiente argentino Carlos Berlocq, por dois sets a zero, parciais de 7/5 e 6/4. Atual 126º do ranking mundial, ele terá pela frente o uruguaio Marcel Felder, que venceu, de virada, o austríaco Andreas Haider-Maurer, por 6/7, 6/2 e 6/1.

Off Court: Nanda Alves recebe prêmio da ITF

Melhor tenista brasileira no circuito mundial, a catarinense Maria Fernanda Alves (foto) foi homenageada pela Federação Internacional de Tênis, ITF. Por causa de seu desempenho na Fed Cup, versão feminina da Copa Davis, ela recebeu o prêmio "Heart Award", dado anualmente pela entidade, pelas melhores representantes de cada país na competição.
Além de Nanda, que foi eleita por votação popular realizada no site oficial da ITF, entre as candidatas do Zonal Americano I, também foram contempladas com o prêmio, a sérvia Jelena Jankovic (pelo Grupo Mundial), a japonesa Kimiko Date-Krumm (Zona Ásia/Oceania I), e a eslovaca Katerina Srebotnik (Zonal Europa/África I).

Brasília: Eládio atropela na estréia. Zé Pereira vence e pega Camilo

Jogando em casa, o brasiliense Eládio Ribeiro Neto estreou com uma tranqüila vitória na estréia do challenger de Brasília. Na condição de segundo favorito ao título, ele não tomou conhecimento do juvenil Gustavo Gutta Ribeiro, e atropelou o rival por dois sets a zero, parciais de 6/1 e 6/0. Classificado para as oitavas-de-final, ele medirá forças contra o argentino Maximiliano Estevez, algoz do paulista Nicolas Santos, na primeira rodada.

Já o embalado José Pereira Jr, manteve o bom momento e também triunfou com vitória na estréia do torneio. Campeão do future de Bauru, em São Paulo, na semana passada, o pernambucano marcou duplo 6/3 para cima do compatriota Charles Costa. Por uma vaga nas quartas-de-final, Zé Pereira tem encontro marcado com o paulista Rafael Camilo.

Outros dois brasileiros classificados para as oitavas-de-final são o experiente paulista Carlos Severino e o jovem Victor Maynard. Severino, que bateu o peruano Raposo de Oliveira, terá pela frente o perigoso argentino Alejandro Kon. Já Maynard, que venceu o também brasileiro Leandro Ribeiro, testará o belga Yannick Vandelbucke.

Curitiba: Mello vence Hocevar e deve voltar ao top 100

Em duelo de amigos, o paulista Ricardo Mello (foto) venceu o seu companheiro de treino, Ricardo Hocevar, nas oitavas-de-final do challenger de Curitiba, no Paraná. Em melhor fase, Mello não teve dificuldades para despachar o conterrâneo por dois sets a zero, parciais de 6/2 e 6/3. Por uma vaga na semifinal, ele agora espera pelo seu adversário, que sairá do confronto entre o brasileiro Caio Zampieri e o paraguaio Ramón Delgado. Atualmente na 103ª colocação na ATP, Mello, com o resultado, finalmente deverá reaparecer no grupo dos top 100. Sua melhor posição na carreira foi o 50º posto.

Barcelona: Bellucci bate Hanescu e está nas oitavas

Em jogo muito tenso e decidido nos detalhes, o brasileiro Thomaz Bellucci (foto) conseguiu alcançar as oitavas-de-final do ATP 500 de Barcelona, na Espanha. Nesta quarta-feira, ele bateu o romeno Victor Hanescu, por dois sets a um, parciais de 6/2, 1/6 e 7/5. Por uma vaga nas quartas, ele medirá forças contra o espanhol Guillermo Garcia-Lopez. O retrospecto dessa disputa marca vantagem de dois a um para o brasileiro, no entanto, o europeu venceu o último duelo, no mês passado, pelo Masters 1000 de Indian Wells, nos Estados Unidos.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Curitiba: Clezar da trabalho, mas perde para Massú

Jogando diante de um adversário campeão olímpico e ex-top 10 da ATP, o tenista gaúcho Guilherme Clezar (foto) quase surpreendeu o experiente chileno Nicolas Massú na primeira rodada do challenger de Curitiba, no Paraná. Mostrando um tênis de alta categoria, Clezar chegou a vencer um set, mas acabou derrotado por dois a um, parciais de 6/4, 5/7 e 6/2. Principal favorito ao título, Massú agora enfrenta o alemão Dominik Meffert, algoz do alagoano Tiago Fernandes.

Curitiba: Embalado, Daniel atropela Ghem na estréia

Embalado pelo título do challenger de Blumenau, em Santa Catarina, na semana passada, o gaúcho Marcos Daniel (foto) estreou da melhor forma possível no torneio de Curitiba, no Paraná. Driblando o cansaço, o tenista de Passo Fundo não tomou conhecimento do conterrâneo André Ghem e por tranqüilos dois sets a zero, parciais de 6/0 e 6/1, avançou para as oitavas-de-final da competição.

Atual 95º do ranking mundial, Daniel agora irá enfrentar o experiente tenista peruano Ivan Miranda, que saiu do qualifyng e venceu o alemão Sebastian Knittel. Daniel venceu as duas vezes que os dois se enfrentaram.

Curitiba: Alves dá o troco em marroquino. Julinho fora

Em uma partida encara como revanche, o paulista Thiago Alves (foto) deu o troco no marroquino Reda El Amrani e se classificou para as oitavas-de-final do challenger de Curitiba, no Paraná. Alves, que havia perdido para o mesmo adversário na semana passada, pelo torneio de Blumenau, em Santa Catarina, conteve seus nervos para superar uma batalha de mais de 2h e eliminar o rival, por dois sets a um, parciais de 6/4, 3/6 e 7/5. Classificado para as oitavas-de-final, ele agora terá pela frente o experiente argentino Carlos Berlocq.


Julinho fora - Já o paulista Júlio Silva não conseguiu passar da estréia na capital paranaense. Jogando contra o espanhol Guillermo Alcaide, ele largou bem, mas sofreu a virada e acabou derrotado por dois sets a um, parciais de 3/6, 6/4 e 6/3.

Barcelona: Bellucci vence nas duplas

Jogando ao lado do argentino Horacio Zeballos, Thomaz Bellucci (foto) também largou bem na primeira rodada da chaves de duplas no ATP 500 de Barcelona, na Espanha. Sem dificuldades, eles passaram pela dupla formada pelo australiano Peter Luczak e o alemão Simon Greul, por dois sets a zero, parciais de 6/4 e 6/2. Na próxima rodada eles medirão forças contra o forte dueto polonês, representado por Marcin Matkowski e Mariusz Fyrstenberg.
Já pela chave de simples Bellucci finalmente conheceu seu adversário na segunda rodada. Em duelo inédito, ele enfrentará o romeno Victor Hanescu, que bateu o alemão Andreas Beck. Hanescu chega embalado pelo vice-campeonato no ATP 250 de Casablanca, no Marrocos.

Copa Davis: Zwetsch convoca time para duelo contra o Uruguai

O novo capitão da equipe brasileira da Copa Davis, João Zwetsch (foto), convocou, nesta terça-feira, os tenistas que representarão o país no duelo contra o Uruguai, que acontecerá entre os dias 7 e 9 de maio, em Bauru, São Paulo. Para o confronto, válido pela última rodada do Zonal Americano I da competição, o treinador optou por manter o paulista Thomaz Bellucci e o gaúcho Marcos Daniel, nas partidas de simples.

Já nas duplas, a mudança ficou pela substituição do mineiro André Sá, pelo seu conterrâneo Bruno Soares. A mudança foi feita porque Soares é o atual parceiro de Marcelo Melo, titular absoluto. Além deles, Zwetsch chamou para a reserva o gaúcho André Ghem e o paulista Ricardo Hocevar. Os juvenis Guilherme Clezar e Augusto Laranja também participaração dos treinamentos.

Curitiba: Fernandes perde chances e está eliminado

Não foi no challenger de Curitiba, no Paraná, que o alagoano Tiago Fernandes (foto) conseguiu vencer sua primeira partida como profissional. Contra o alemão Dominik Meffert, depois de um primeiro set desastroso, ele conseguiu mostrar seu melhor tênis, mas mesmo assim, acabou perdendo e eliminado da competição. Meffert marcou dois sets a zero, parciais de 6/0 e 7/5.

No entanto, nem todas as notícias são ruins em relação ao atleta. Pela categoria juvenil, ele deverá entrar para a história do tênis nacional como o primeiro brasileiro a se tornar número um no ranking mundial. Atualmente ocupando a segunda colocação, ele deverá ultrapassar, já nesta próxima semana, o atual líder, o francês Gianni Mina, que defende vários pontos nessa semana. Tiago marcou seu nome no esporte do país ao vencer o Aberto das Austrália, em janeiro.

Curitiba: Feijão perde na estréia. Demoliner também cai

O paulista João Olavo Souza, o Feijão (foto), não conseguiu passar da estréia no challenger de Curitiba, no Paraná. Mesmo embalado pela recente conquista do torneio de Bogotá, na Colômbia, ele não conseguiu superar o experiente argentino Diego Junqueira, que aplicou tranqüilos dois sets a zero, parciais de 6/4 e 6/3. Atual 115º do ranking mundial, Feijão parte agora para a Europa, onde se preparará para a disputa do qualifyng de Roland Garros, na França.
Quem também não passou da primeira rodada em Curitiba foi o gaúcho Marcelo Demoliner. Depois de furar o torneio qualificatório, ele acabou derrotado pelo italiano Simone Vagnozzi, por dois sets a zero, parciais de 6/4 e 6/3.

Off Court: Henin e Clijsters jogam para bater recorde de público


Em um evento, denominado de "O melhor da Bélgica", as ex-números 1 do mundo, Justine Henin e Kim Clijsters (foto) se enfrentarão em uma partida-exibição, no próximo dia 8 de julho, no Estádio Rei Balduíno, em Bruxelas. Com a expectativa de atrair cerca de 40 mil espectadores, o duelo tentará quebrar o recorde de público em um amistoso de tênis.
O recorde de público em um jogo-exibição no esporte, foi o duelo "Batalha dos Sexos", entre a norte-americana Billie Jean King e o Bobby Riggs, realizado em Houston, nos Estados Unidos, em 1973, e que teve um pouco mais de 30 mil espectadores.
A exibição de gala também servirá para marcar o início da Bélgica a frente da presidência da União Européia, que durará seis meses.

Off Court: Wimbledon aumenta premiação. Campeão levará US$ 1,5 milhões

A organização do torneio de Wimbledon, terceiro Grand Slam da temporada, disputado em quadras de grama, em Londres, na Inglaterra, anunciou o aumento da premiação para os tenistas que participarão do torneio.
A premiação total será cerca de 9,4% maior que do ano passado, passando a ser de mais de R$ 37 milhões. Os campeões de simples, tanto no masculino, quanto no feminino, receberão um pouposo cheque de 1 milhões de Libras, algo em torno de R$ 2,70 milhões, ou US$ 1,53 milhões. Este valor é o dobro que se era pago até 10 anos atrás.
O torneio de Wimbledon será disputado entre os dias 21 de junho e 4 de julho. Os atuais campeões são o suíço Roger Federer (foto), no masculino e a norte-americana Serena Williams, entre as mulheres.

Poza Rica: Nanda Alves joga no México. Segnini e Cheng se enfrentam

O Brasil terá três representantes na chave de simples do ITF de Poza Rica, no México. A catarinense Maria Fernanda Alves (foto) e as paulistas Vivian Segnini e Natália Cheng garantiram presenças no torneio, que distribui US$ 25 mil em premiação.

Melhor tenista do país no ranking mundial, Nanda Alves entra na competição como quinta favorita ao título. Na primeira rodada, ela enfrentará a qualifier peruana Claudia Razzeto, de apenas 19 anos.

Já Segnini e Cheng marcarão um duelo nacional na estréia do torneio. Número 387 da WTA, Vivian é a sétima cabeça-de-chave e entra como favorita, contra Natália, que na 633ª colocação, tenta recuperação na temporada.

Duplas - Além da chave de simples, Nanda Alves, Segnini e Chang também disputarão o torneio de duplas. Ao lado da boliviana Maria Alvarez-Terran, Nanda entra como a principal favorita ao título. Na estréia elas enfrentarão a parceria formada pela norte-americana Ivana King e a russa Yana Koroleva. Já Vivian Segnini jogará com a mexicana Macall Harkins, enquanto Natália Cheng forma dueto com a belga Gally De Wael.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Brasília: Camilo salva o dia brasileiro

Dos três tenistas brasileiros que entraram em quadra nesta segunda-feira pelo future de Brasília, no Distrito Federal, apenas o paulista Rafael Camilo (foto) conseguiu avançar de fase na competição. Jogando contra o mexicano Luis Diaz-Barriga, ele precisou mostrar muita calma nos momentos decisivos para fechar a difícil partida em dois sets a um, parciais de 6/3, 3/6 e 6/4. Classificado para as oitavas-de-final, Camilo agora aguarda seu adversário, que sairá do confronto entre os brasileiros José Pereira e Charles Costa.

Em contrapartida, os brasileiros Nicolas Santos e Danilo Ferraz decepcionaram o público na capital federal. Jogando bem abaixo do esperado, Nicolas foi presa fácil para o argentino Maximiliano Estevez, e acabou derrotado por dois sets a zero, parciais de 6/4 e 6/3. Já Danilo Ferraz até que deu mais trabalho, mas mesmo assim acabou eliminado pelo belga Yannick Vandelbucke, por 7/5 e 6/3.

Curitiba: Mello e Zampieri avançam no Paraná

Mais dois tenistas brasileiros carimbaram passaportes para as oitavas-de-final do challenger de Curitiba, no Paraná. Na noite desta segunda-feira, os paulistas Ricardo Mello (foto) e Caio Zampieri venceram suas partidas de estréia na competição.

Sem muitas dificuldades, Ricardo Mello não deu chances ao argentino Martin Alund. Bastante sólido no fundo de quadra, o campineiro não demorou muito para marcar dois sets a zero, parciais de 6/3 e 6/2. Na próxima rodada, ele medirá forças contra o amigo Ricardo Hocevar, com quem treina junto em São Paulo. Hocevar havia despachado o carioca Fernando Romboli, na parte da tarde.

Já Caio Zampieri usou da maior experiência para bater, em duplo 6/3, o juvenil paulista Thomas Takemoto, convidado da organização. Na busca pelas quartas-de-final, ele aguarda seu adversário, que sairá do confronto entre o experiente paraguaio Ramón Delgado e o espanhol Guillermo Olaso.
Foto: Andujar press

Curitiba: Hocevar bate Romboli. Rogerinho perde na estréia

Em duelo brasileiro válido pela primeira rodada do challenger de Curitiba, no Paraná, o paulista Ricardo Hocevar (foto) venceu o carioca Fernando Romboli, e garantiu vaga nas oitavas-de-final da competição. Em uma partida muito equilibrada, Hocevar foi melhor nos momentos decisivos e marcou dois sets a um, parciais de 6/1, 3/6 e 7/6 (2). Na próxima fase, ele aguarda adversário que sairá da disputa entre o campineiro Ricardo Mello e o argentino Martin Alund.


Quem não conseguiu passar do primeiro jogo em Curitiba foi Rogério Dutra Silva. Depois de passar pelo qualifyng, ele não suportou o ritmo do austríaco Andreas Haider-Maurer, e foi facilmente derrotado por dois sets a zero, parciais de 6/2 e 6/4. O próximo adversário do europeu será o uruguaio Marcel Felder, que surpreendeu o esloveno Blaz Kavcic, segundo cabeça-de-chave.

Off Court: ATP aluga ônibus para driblar caos aéreo na Europa


Com toda a confusão que se tornou as viagens aéreas na Europa, por conta das nuvens cinzas que se formaram após a erupção de um vulcão islandês, a ATP vem buscando meios para a rápida locomoção de seus atletas, que disputam, nesta época do ano, os principais torneios do circuito, justamente no velho continente. A partir desta segunda-feira, durante o torneio de Barcelona, na Espanha, a entidade alugou um ônibus para levar os tenistas para as competições. Depois de Barcelona, as próximas paradas do ônibus da ATP serão em Roma, na Itália, Munique, na Alemanha, Madrid, na Espanha e Paris, na França.

Barcelona: Nadal desiste de jogar. Nalbandian também está fora

O ATP 500 de Barcelona, na Espanha, teve duas significativas baixas de última hora. Nesta segunda-feira, o espanhol Rafael Nadal (foto) e o argentino David Nalbandian anunciaram desistências e estão fora da disputa.

Campeão do Masters 1000 de Monte Carlo, na França, Nadal alegou seu velho problema no joelho para não jogar em seu país. Designado como primeiro cabeça-de-chave da competição, ele voltará as quadras somente no Masters 1000 de Roma, na Itália, que começa na próxima semana. Quem deve ter comemorado a notícia da desistência do espanhol é o brasileiro Thomaz Bellucci, que enfrentaria o ex-número um do mundo, em uma ocasional oitavas-de-final.
Quem também não estará presente na Catalunha é David Nalbandian. O argentino sofreu com um desgarro de quatro centímetros em um músculo da coxa esquerda. Além de Barcelona, Nalbandian anunciou ausência em Roma, podendo só retornar em Roland Garros.

Off Court: Odesnik aceita supensão provisória da ITF

Em comunicado oficial, a Federação Internacional de Tênis, ITF, anunciou que o tenista norte-americano Wayne Odesnik (foto), aceitou uma suspensão provisória dada pela entidade, após se declarar culpado, ao portar hormônios de crescimento (HGH), no início do ano, quando se preparava para disputar o ATP de Brisbaine, na Austrália. A ITF informou que o atleta foi punido desde a última sexta-feira, não podendo jogar nenhum evento do circuito profissional. No entanto, como está cooperando com a investigação do caso, ele poderá retornar as quadras quando quiser. Odesnik ainda não foi pego no exame anti-doping, mas será julgado por um tribunal independente nos próximos dois meses.

Ranking WTA: Stosur volta ao top 10. Clijsters deixa o grupo

Uma única alteração aconteceu no grupo das 10 melhores tenistas do mundo, no ranking semanal divulgado pela WTA, nesta segunda-feira. Com o título do Premier de Charleston, nos Estados Unidos, a australiana Samantha Stosur (foto), recuperou sua 10ª colocação, ultrapassando a belga Kim Clijsters.
Em relação ao top 20, a única mudança foi a entrada da russa Vera Zvonareva, vice-campeã em Charleston. Com a campanha, ela saltou da 22ª posição para a 19ª. Quem continua na liderança folgada é a norte-americana Serena Willians, que deverá retornar as quadras na próxima semana, no Premier de Roma, na Itália.

Ranking ATP: Murray e Bellucci caem. Verdasco, Daniel e Feijão sobem

Duas mudanças significativas aconteceram no top 10 do ranking semanal da ATP, divulgado nesta segunda-feira. Com a queda prematura na segunda rodada do Masters 1000 de Monte Carlo, na França, o escocês Andy Murray perdeu mais uma posição e caiu para o quinto posto na tabela. O beneficiado foi o argentino Juan Martin Del Potro, que mesmo sem jogar desde o Aberto da Austrália, em janeiro, assumiu a quarta colocação. Quem tem muito a comemorar é Fernando Verdasco. Com o vice-campeonato obtido em Mônaco, o espanhol retornou ao grupo dos 10, ultrapassando o chileno Fernando Gonzalez, o croata Marin Cilic e o francês Jo-Wilfried Tsonga aparecendo na 9ª colocação.
Em relação aos brasileiros, o melhor tenista do país no circuito, Thomaz Bellucci, perdeu duas posições em relação a última semana e agora é 33º. Quem retornou ao top 100 e a condição de segundo melhor brasileiro na ATP foi o gaúcho Marcos Daniel. Com o título no challenger de Blumenau, em Santa Catarina, ele saltou da 109ª posição para a 95ª. Quem perdeu uma posição, mas continua na cola dos 100 melhores é o campineiro Ricardo Mello, agora 103º.

Quem também subiu de ranking foi o paulista João Olavo Souza, o Feijão. Ele ganhou mais seis postos e assumiu a 115ª colocação, a mais alta de sua carreira. Já Thiago Alves perdeu 10 e foi parar em 126º. Júlio Silva (153º) e Ricardo Hocevar (189º) são os outros brasileiros entre os 200.

Barcelona: Bellucci estréia com vitória

O paulista Thomaz Bellucci (foto) largou bem no ATP 500 de Barcelona, na Espanha. Nesta segunda-feira, ele aplicou duplo 6/4 em cima do experiente finlandês Jarkko Nieminen, e assim, garantiu vaga na segunda fase da competição. 13º cabeça-de-chave, ele agora espera seu próximo adversário que sairá do confronto entre o romeno Victor Hanescu e o alemão Andreas Beck. Caso tudo ocorra na normalidade, Bellucci deverá enfrentar o espanhol Rafael Nadal, nas oitavas-de-final.

Duplas - A temporada não continua nada favorável para a dupla mineira Bruno Soares e Marcelo Melo em 2010. Principal parceria brasileira no tênis mundial, eles novamente foram eliminados em uma primeira rodada. Contra o forte dueto, formado pelo australiano Lleyton Hewitt e o experiente Mark Knowles, das Bahamas, eles acabaram derrotados por dois sets zero, parciais de 6/1 e 6/4.

domingo, 18 de abril de 2010

WTA: Stosur fatura o título nos EUA. Schiavone vence em Barcelona

Atual número 11 do ranking mundial, a australiana Samantha Stosur (foto) venceu, neste domingo, seu segundo título na carreira profissional. Pelo WTA de Charleston, nos Estados Unidos, ela desbancou a russa Vera Zvonareva, por tranqüilos dois sets a zero, parciais de 6/0 e 6/3. Aos 26 anos, Stosur havia ganho apenas o torneio de Osaka, no Japão.

Barcelona - Outra tenista pouca habituada a conquistar títulos, a italiana Francesca Schiavone, também comemorou um troféu nesta semana. No último sábado, pelo WTA de Barcelona, na Espanha, ela derrotou a compatriota Roberta Vinci. Este foi a terceira taça ganha por Schiavone na carreira. Aos 29 anos, ela já havia triunfado em Moscou, na Rússia, e em Bad Gastein, na Áustria.

Curitiba: Demoliner e Rogerinho furam o quali. Kirche perde na decisão

O Brasil ganhou mais dois representantes na chave principal do torneio challenger de Curitiba, que começa nesta segunda-feira. O gaúcho Marcelo Demoliner (foto) e o paulista Rogério Dutra Silva venceram suas três partidas no qualificatório e garantiram acesso a competição.
Em duelo nacional, Demoliner passou pelo paulista André Miele. Segundo cabeça-de-chave do qualifyng, ele não teve dificuldade para fazer dois sets a um, parciais de 6/1 e 6/2. Já na condição de terceiro favorito na chave, Rogério Dutra Silva também não tomou conhecimento de seu adversário e atropelou o argentino Facundo Bagnis, em duplo 6/1. Os dois agora aguardam o sorteio da organização para conhecerem seus rivais na primeira rodada do torneio.
Quem não conseguiu classificação foi o paulista Leonardo Kirche, que parou diante o veterano tenista do Peru, Ivan Miranda. O último classificado do qualifyng foi o esloveno Aljaz Bedene, que bateu o argentino Andreas Molteni.
Foto: Andujar Press.